Prefeitura de Catanduva (SP) começa a notificar morador a agendar vistoria em imóveis fechados

Catanduva contabiliza 1.601 casos confirmados de dengue, do começo do ano até agora

Prefeitura de Catanduva (SP) começa a notificar morador a agendar vistoria em imóveis fechados - Comunicação/Prefeitura de Catabnduva


Essa é mais uma estratégia para tentar aumentar o combate a dengue em Catanduva (SP). A visita casa a casa, no combate à dengue já começou na cidade e a partir de agora, se o morador não for encontrado no imóvel na hora da vistoria, uma notificação será emitida para que o serviço seja agendado em até 48 horas. O documento será preenchido pelo próprio agente e deixado na caixinha do correio.


Atualmente, do total de visitas programadas diariamente, o equivalente a 35% acabam pendentes de bloqueios contra criadouros, condição que compromete o trabalho. “E essa pendência faz com que a ação de nebulização tenha sua eficiência reduzida”, destaca Natália Costa, diretora do Departamento de Vigilância em Saúde.

De acordo com balanço da Secretaria de Saúde, 40 casas foram visitadas no último sábado (14), via agendamento após a notificação.

No papel da notificação, consta o dia em que o agente esteve no imóvel, além do número telefone da EMCAa - Equipe Municipal de Combate ao Aedes aegypti e aviso para que o morador agende a nova visita conforme sua disponibilidade, inclusive aos sábados.

A notificação não significa autuação e nem incide em multa ao cidadão. A iniciativa visa chamar atenção para responsabilidades de cada um, além de dar oportunidade ao munícipe que trabalha em horário convencional. Essa não é a primeira vez que a notificação de visita é utilizada no serviço de combate à dengue.

Balanço

Catanduva contabiliza 1.601 casos confirmados de dengue, do começo do ano até agora, de acordo com levantamento da Secretaria de Saúde. Além disso, mais 431 exames aguardam resultado.