Pró-Sangue incentiva doação de sangue antes da vacinação contra a gripe

Pró-Sangue incentiva doação de sangue antes da vacinação contra a gripe - Divulgação/Governo de São Paulo


Nesta segunda-feira (12) começou a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe Influenza, que será realizada em três etapas, com data de término prevista para 9 de julho.


A primeira fase da campanha, que vai até 10 de maio, contempla os públicos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde. Essa etapa prioriza a vacinação de trabalhadores de saúde, povos indígenas, gestantes, crianças de 6 meses a 6 anos incompletos, além de mães de bebês com até 45 dias de vida (puérperas).

Campanhas de vacinação sempre têm um impacto na doação de sangue. Para evitar a queda da coleta durante esse período, a Pró-Sangue incentiva a doação de sangue antes da imunização. Isso porque a vacina contra a gripe constitui impedimento temporário para quem pretende fazer sua doação.

O protocolo de triagem dos candidatos determina que as pessoas que foram vacinadas devem aguardar 48 horas para que estejam novamente aptas a realizar esse gesto solidário. Já as pessoas que apresentarem uma reação adversa à vacina, como febre e dor muscular, devem aguardar o término dos sintomas para doarem.

Vale lembrar que o Ministério da Saúde também atualizou os prazos de doação para quem tomou a vacina contra a covid-19. Aqui o tempo de inaptidão é de 48 horas após cada dose da Coronavac (vacina da Sinovac/Butantan); e 7 dias após cada dose da Oxford (vacina da AstraZeneca/Fiocruz).

Ainda de acordo com a pasta, as pessoas devem dar preferência à vacina contra a covid-19, caso estejam no grupo prioritário estabelecido para as duas vacinas. Além disso, é importante que respeitem o intervalo mínimo de 14 dias entre as vacinas.