Prudente Urbano deixa transporte coletivo da cidade e serviço pode parar

Após novela entre a empresa e a prefeitura, uma nova prestadora do serviço será contratada

Prudente Urbano deixa transporte coletivo da cidade e serviço pode parar - Divulgação


A Prefeitura de Presidente Prudente anunciou nesta sexta-feira (3) que a partir de amanhã (4) a empresa Prudente Urbano não opera mais na cidade. A partir de amanhã, termina a intervenção do município na administração da empresa e, até que uma nova empresa seja escolhida, a cidade pode sofrer com a falta do serviço.


Em entrevista coletiva nesta sexta-feira, o prefeito da cidade, Ed Thomas, disse que "pode acontecer de ficar sem ônibus" na cidade.

​​Um processo para contratação emergencial já está aberto e propostas podem ser apresentadas até segunda-feira (6).

NOVELA

Uma verdadeira novela foi formada em torno do serviço de transporte coletivo da cidade nos últimos anos. Funcionários da Prudente Urbano pararam os serviços diversas vezes por atraso de salário ou falta do pagamento do vale - adiantamento salarial dos trabalhadores. Vários ônibus ficaram parados em determinado momento da paralisação e a reclamação da população sobre o caso tornou-se constante.

​​O Poder Executivo assumiu a gestão do transporte público no dia 23 de julho​.​ Desde então, após uma verdadeira queda de braço entre a empresa e a prefeitura, ontem (2) a Justiça determinou o rompimento do contrato entre as duas partes.

A decisão é do juiz da Vara da Fazenda Pública da Comarca de Presidente Prudente, Darci Lopes Beraldo.

De acordo com a decisão, a Company-Tur Transporte e Turismo Ltda., que tem o nome fantasia de Prudente Urbano, ajuizou a ação, com "pedido principal de rescisão contratual, postulando, em sede de tutela provisória de urgência, que fosse determinada ao município a assunção do serviço público de transporte urbano". A própria empresa argumentou que o cumprimento do contrato tornou-se "inviável" após as intervenções municipais.