PSDB cogita adiar votação de prévias em 24 horas ou até próximo domingo

Eduardo Leite, governador do Rio Grande do Sul, João Doria, governador de São Paulo, e o ex-senador pelo Amazonas Arthur Virgílio disputam os votos de 44.697 afiliados e mandatários inscritos

PSDB cogita adiar votação de prévias em 24 horas ou até próximo domingo - Reprodução


Os pré-candidatos do PSDB à Presidência da República em 2022 se reúnem com o presidente do partido, Bruno Araújo, para definir um possível adiamento das prévias após falhas no aplicativo de votação neste domingo (21).


Eduardo Leite, governador do Rio Grande do Sul, João Doria, governador de São Paulo, e o ex-senador pelo Amazonas Arthur Virgílio disputam os votos de 44.697 afiliados e mandatários inscritos.

A cúpula do partido se encontrou durante a votação para buscar uma solução para o problema. O aplicativo deixou de funcionar durante boa parte do dia e voltou a registrar votos dos filiados há pouco, mas de forma bem lenta.

Bruno Araújo irá conceder entrevista coletiva às 18 horas. A cúpula do PSDB discute duas possibilidades: adiar votação para domingo que vem ou manter a votação pelo aplicativo por mais 24 horas. Doria defende que presidente do partido, Bruno Araújo resolva a situação. Já Eduardo Leite quer uma decisão via Executiva do partido, com foro mais ampliado.

Na manhã deste domingo, o PSDB afirmou que o aplicativo “Prévias PSDB”, utilizado para escolher o representante da sigla na eleição do ano que vem, apresentou “instabilidade”.

O prazo de votação chegou a ser ampliado até às 18h — anteriormente, a votação se encerraria às 15h. No entanto, o governador João Doria afirmou mais cedo nas redes sociais que os representantes do partido vão se reunir, pois querem “lisura” no processo.

“Estamos a caminho, Arthur Virgílio e eu, da sede do PSDB para reunião com Bruno Araújo. Nossa posição é clara. Queremos prévias, lisura e que todos os filiados cadastrados tenham direito garantido ao voto”, disse Doria.

O ex-senador Arthur Virgílio também foi às redes sociais para comunicar a reunião na sede do partido.

“Estou indo para a sede do PSDB com o governador João Doria para reunirmos com o presidente Bruno Araújo. Defendemos as prévias e a lisura do pleito. As pessoas não estão conseguindo votar e isso é descabido. Mas a democracia deve prevalecer, sempre”, escreveu.

Conforme adiantou a âncora da CNN Daniela Lima, aliados do governador Eduardo Leite querem estender prévia até amanhã, segunda-feira (22). Se o problema no aplicativo não for resolvido, aliados de Leite dizem que podem advogar para o adiamento das prévias para 2022.

Texto CNN Brasil

Thais ArbexDaniela LimaIuri Pittada CNN

Em Brasília e São Paulo

Thais ArbexDaniela LimaIuri Pittada CNN

Em Brasília e São Paulo

Thais ArbexDaniela LimaIuri Pittada CNN

Em Brasília e São Paulo