PSDB conquista três de cada 10 prefeituras da região

Levantamento mostra que partido do governador João Doria elegeu 33,5% dos prefeitos nas regiões de Araçatuba, Rio Preto e Prudente; média no estado é 28%

PSDB conquista três de cada 10 prefeituras da região - Agência Brasil


Quando o assunto são tucanos, qualquer biólogo pode garantir que eles estão espalhados por todo o estado de São Paulo. Das faixas de mata atlântica do litoral e da Serra do Mar, até as reservas nativas no extremo Oeste, há exemplares da ave em maior ou menor quantidade. Mas quando o assunto é política, o reduto dos tucanos é mesmo as regiões Oeste e Noroeste paulista.


Levantamento feito pelo sbtinterior.com mostra que o PSDB, partido do governador João Doria, conquistou 59 das 202 cidades das regiões de Araçatuba, São José do Rio Preto e Presidente Prudente. Em números percentuais, isso representa 33,5% do total na região. A média no estado de São Paulo é um pouco menor, mas ainda alta: 28% dos 176 municípios que elegeram o prefeito no primeiro turno serão administrados pelo PSDB a partir de 2021.

Entre as prefeituras conquistadas pelo PSDB estão cidades importantes como Araçatuba, onde o prefeito Dilador Borges foi reeleito com 44% dos votos válidos. Ainda na região de Araçatuba, o PSDB fez outras 11 prefeituras. 

Na região de São José do Rio Preto foram 32, incluindo Catanduva que elegeu Padre Osvaldo (38,01%). E na região de Presidente Prudente, mais 14, entre elas Presidente Epitácio (Cassia Furlan, 33,94%).

SEGUNDO TURNO

Além das cidades conquistadas no primeiro turno das eleições municipais, o PSDB ainda tenta a eleição em sete cidades em que disputa o segundo turno. A principal é a capital paulista, onde o candidato Bruno Covas (PSDB) concorre com Guilherme Boulos (Psol). 

Outras cidades onde tucanos disputam o segundo turno são Mogi das Cruzes, Piracicaba, Praia Grande, Ribeirão Preto, São Vicente e Taboão da Serra.

PREFERIDOS NO INTERIOR

Nas regiões de Araçatuba, São José do Rio Preto e Presidente Prudente, o PSDB foi o partido que mais elegeu prefeitos: foram 59 no total. Outros partidos que tiveram votação expressiva foram o DEM (que venceu em 31 municípios) e o MDB (vitória em 18 cidades).