Quem é Rodrigo Garcia?

O novo governador de SP, diferentemente do seu antecessor, é um político low profile

Quem é Rodrigo Garcia? - Reprodução


A cerimônia de posse do novo governador de SP, Rodrigo Garcia (PSDB), nesta sexta-feira (1), não teve salva de tiros e muito menos banquete para centenas de convidados como é de costume. Foi simbólica e simples, dentro de uma comunidade pobre, onde foi assinado o termo oficial ao lado de algumas autoridades. Assim é Rodrigo Garcia, discreto, sereno e longe da 'lacração'. O primeiro dia de governo começou no Bom Prato de Paraisópolis, maior favela da cidade de São Paulo, onde ele tomou café da manhã com a população. Contexto que resume e reflete bem o jeito de trabalhar e fazer política do novo governador. Rodrigo tem quase 25 anos de vida pública e esse comportamento discreto sempre foi uma marca pessoal dele. O paulista, de 47 anos, nascido em Tanabi, cidade a quase 500 quilômetros da capital, se tornou o governador mais jovem da história de SP a assumir o cargo como definitivo. 


Família

O  filho do Seu Paulino e da Dona Eurides tem raízes no campo, caçula de quatro irmãos, passou a infância e juventude em Rio Preto, mudou-se para a capital aos 18 anos para estudar direito. Em 1993 perdeu o irmão mais velho, o Paulino, em um acidente de carro. Data que mudaria para sempre a sua vida, foi quando a mãe, para manter a memória do irmão viva, criou a Associação Espírita Rancho de Luz Paulino Garcia, em Rio Preto, que acolhe desde então centenas de crianças carentes. Hoje casado com Luciana, tem três filhos, Valentina, Isabella e João Pedro. Com exemplo de solidariedade e generosidade, Rodrigo cresceu com valores pessoais transformadores.  "A minha história é feita de exemplos que coloco em prática como político, minha gestão é voltada para a população, em melhorar a vida de cada um dos paulistas", afirmou Rodrigo durante discurso de posse.

O SBT Interior falou com exclusividade com a irmã Patrícia Garcia, em Rio Preto, durante evento que entregou 52 viaturas para a Polícia Militar da região. Patrícia disse que não espera nada menos que o irmão faça um governo voltado para o povo. "Somos assim, nossa criação é de valores solidários, aprendemos a ajudar quem precisa e nos fortalecer como pessoas fazendo sempre o bem, nossa criação tem exemplos concretos e reais de como fazer isso e assim fazemos". "Ele será um grande governador, marcado por uma gestão com olhar atento as necessidades da população", completou Patrícia.

Trajetória Política

Aos 21 anos trabalhou ao lado de Mário Covas como sub-secretário de Agricultura de São Paulo. Foi deputado estadual pelo  DEM três vezes (1999 a 2010), presidente da Assembleia Legislativa aos 30 anos de idade, deputado federal por dois mandatos (2011 a 2019) e líder de bancada em Brasília. Foi secretário de Gestão na prefeitura de São Paulo e três vezes secretário no governo do estado: secretário de Desenvolvimento Social, Desenvolvimento Econômico e secretário de Habitação.
Vice-governador e secretário de Governo de João Doria, chamado de CEO do estado, pelo então governador. Na secretaria de Governo, coordenou todas as ações estratégicas do estado: vacinas, concessões, investimentos públicos, parcerias público-privadas e todos os grandes programas de gestão das demais secretarias
Nesse período conseguiu dar andamento a mais de 8 mil obras em todo o estado e impulsionar a retomada da economia em meio a crise sanitária do Covid.

Eleições 2022

Em meio a crise vivenciada nos últimos dias dentro do partido PSDB que é a sua nova casa desde quando deixou o DEM, Rodrigo se mostrou firme e de propósito inabalado, manteve-se ao lado do então Governador de SP e se recusou a dar declarações nesse momento. Depois da avalanche de especulações Rodrigo respira aliviado, tem total apoio e confiança do partido como o homem certo para ser candidato ao governo de SP. Durante compromisso em Rio Preto, primeira cidade a visitar depois de assumir o executivo, Rodrigo não quis falar de política. Durante coletiva de imprensa, Garcia disse que falará sobre política na hora certa. "Agora é hora de governar, o período eleitoral ainda não começou, eu quero trabalhar para a população que me elegeu vice", afirmou. "A população está preocupada com a inflação, com o preço da gasolina, com a segurança, com o filho na escola, não querem falar de política, querem soluções para os problemas enfrentados todos os dias. é sobre isso que vou me dedicar,". afirmou. "Eu falarei de política na hora certa, hora que tiver que falar, em Setembro, quando começar", completou.

Reconhecimento e apoio político

O presidente da Alesp (Assembleia Legislativa de SP), Carlão Pignatari (PSDB), disse que confia de olhos fechados em Garcia. "tenho certeza que Rodrigo fará um governo justo e competente e vai continuar o que ele mesmo e Doria começaram, com investimentos em todo o estado, com um governo voltado a população e a geração de oportunidade e emprego, SP só vai melhorar com Rodrigo como governador".

O prefeito de Rio Preto Edinho Araújo (MDB) fez um discurso emocionado durante o evento na cidade, disse que Rodrigo tem a força de um jovem e a experiência de um chefe guerreiro. "Rodrigo é daqui mas trabalha para todo o estado, é competente e vai seguir fazendo muito por nossa gente paulista, ele é o homem certo, o político certo para governar o estado agora e nos próximos anos", disse Edinho Araújo ao chancelar apoio a Garcia.

O deputado estadual Itamar Borges (MDB), trabalhou ao lado de Rodrigo no governo Doria e diz conhecer bem a índole e o caráter do novo governador de SP. "Rodrigo surgirá como um dos grandes gestores que o estado já teve, aos poucos a população vai conhece-lo melhor e com isso a confiança no seu trabalho, Rodrigo sempre teve capacidade e competência para o cargo que passa a ocupar", falou em entrevista ao SBT Interior.