​'Quem não deve, não teme', diz Doria sobre CPI da Covid-19

​Governador de SP disse que CPI "será muito bem-vinda em SP", caso seja necessário

​'Quem não deve, não teme', diz Doria sobre CPI da Covid-19 - Reprodução


O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), disse hoje (14) que é a favor da abertura da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) da Covid-19, que foi oficializada ontem (13) no Senado Federal para investigar a gestão do governo Jair Bolsonaro na pandemia da covid-19, que já matou mais de 350 mil brasileiros.


"Quem não deve, não teme. Quem não tem temor, quem não pratica irregularidades, quem cumpre o seu dever como homem público à frente de uma prefeitura, do governo federal ou estadual, não tem que temer a CPI. Nosso apoio, o apoio do meu partido, o PSDB, e o meu como governador, à CPI que está sendo discutida no Senado para avaliar aquilo que o governo federal deixou de fazer. E se tiver que envolver a análise de recursos distribuídos aos estados, que o faça. Nós aqui em São Paulo não temos nada a temer. A CPI será bem-vinda", afirmou Doria.



O requerimento da comissão, de autoria do senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), afirma que tem o objetivo de “apurar as ações e omissões do governo federal no enfrentamento da pandemia da Covid-19 no Brasil e, em especial, no agravamento da crise sanitária no Amazonas com a ausência de oxigênio para os pacientes internados” nos primeiros meses de 2021.

​O presidente Jair Bolsonaro vinha articulando nos bastidores para tentar incluir na CPI a investigação das gestões de governadores e prefeitos no combate à pandemia, porém, por ora, apenas o governo federal será investigado.

O prazo inicial da CPI da Covid é de 90 dias e ela terá 18 integrantes, sendo 11 titulares e sete suplentes, que vão apurar os gastos realizando diligências ou até convocando ministros do Estado, assim como tomar depoimento de qualquer autoridade relacionada ao assunto.