Quino, cartunista argentino criador de Mafalda, morre aos 88 anos

Quino, cartunista argentino criador de Mafalda, morre aos 88 anos - Reprodução


O cartunista Quino, argentino conhecido por criar as histórias em quadrinhos da personagem Mafalda, morreu nesta quarta-feira (30), aos 88 anos. A confirmação foi feita pelo editor Daniel Divinsky, pelo Twitter.​​


"Quino morreu. Todas as pessoas boas do país e do mundo ficarão de luto por ele", escreveu. A causa da morte não foi divulgada até agora.

HISTÓRIA

Joaquín Salvador Lavado nasceu em 1932, em Mendoza, na Argentina, onde voltou a morar em 2017, após a morte de sua mulher, Alicia Colombo. Quino foi o criador das histórias em quadrinhos mais traduzidas da língua espanhola.

Quino criou Mafalda já em seu primeiro emprego como desenhista publicitário, em 1962. A garotinha seria personagem de uma peça de propaganda, que foi rejeitada por jornais na época.

O autor retomou o personagem em 1964. As tirinhas, agora não mais comerciais, acabaram sendo publicadas em jornais do mundo todo. Mais tarde, os livros com a histórias de Mafalda foram traduzidos para mais de 30 idiomas.​ (Com informações do portal G1)​