​"Estamos em queda na contaminação e estou confiante sobre a atualização do Plano São Paulo", diz Dilador

Prefeito de Araçatuba falou sobre os primeiros 100 dias de governo

​"Estamos em queda na contaminação e estou confiante sobre a atualização do Plano São Paulo", diz Dilador - Reprodução


O prefeito de Araçatuba, Dilador Borges (PSDB), disse que está confiante com a atualização da fase do Plano São Paulo, que deve ser divulgada nesta sexta-feira (16). Dilador acredita que a região de Araçatuba possa avançar da fase vermelha para a fase laranja, permitindo, assim, algumas flexibilizações, principalmente no comércio.


O tucano foi entrevistado hoje pelo SBT Interior 1ª edição para falar dos primeiros 100 dias de sua segunda gestão à frente da prefeitura.

"É um momento difícil e universal a preocupação com a pandemia que nos assola. Até os cientistas não sabem como conduzir isso. Temos nos programado, buscado informação e tentado aplicar o que é recomendado pela ciência. Temos busc​​ado essa interação com os empresários e estamos em queda na contaminação, na ocupação de UTIs. Estou confiante que possamos voltar para a fase laranja do Plano São Paulo. Precisamos manter o que é recomendação da Saúde para que a gente possa conciliar o trabalho e a saúde", afirmou.

Dilador ainda explicou que o governo vem buscando recursos para aumentar os leitos de UTI na cidade e explicou que a gestão da Santa Casa não é municipal. "A Santa Casa é uma gestão compartilhada com o Estado. E as UTIs são de responsabilidade do governo federal, está na Constituição. Mesmo assim, o Estado vem pagando esses custos das UTIs, antecipando para as Santas Casas porque o dinheiro da União não chega. Minha preocupação, em Araçatuba, é cuidar da vida".

CP DOS VEÍCULOS

O prefeito ainda falou sobre a CP instalada pela Câmara Municipal​ para ​apurar conduta de Dilador na compra de veículos da Saúde​. Ele afirmou não ser contra a investigação, mas negou as irregularidades.

"Não sou contra investigação, mas fundamentada. Quando tem fundamento, tudo bem, mas nesse caso virou politicagem. Não errei porque em setembro, tínhamos 30% de ocupação de leitos. Esse dinheiro teria que ser devolvido, e há prerrogativas para que esse dinheiro seja usado na compra de veículos também. É só ler as leis. As pessoas não entenderam ou usar de má fé. Pode-se comprar carro. Nós não buscamos como elemento novo, já existia uma frota, que estava sucateada. Aproveitamos essa verba e compramos. Não faltou dinheiro para remédio em momento algum ou para ajudar a Santa Casa para montar mais 10 leitos sem ser obrigação do município. Eu sou legalista. São leis", afirmou.

Assista a entrevista completa​.