Recursos do Turismo chegaram a 180 municípios de SP em 2020

Recursos do Turismo chegaram a 180 municípios de SP em 2020  - Reprodução


Em 2020, os recursos repassados pelo Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos (Dadetur), da Secretaria de Turismo do Estado, chegaram a R$ 223,3 milhões, o maior valor dos últimos seis anos.


Foram atendidos 180 das 210 cidades turísticas do Estado – 70 estâncias e 140 Municípios de Interesse Turístico (MITs). Na comparação com 2019, houve um aumento de 20,4% para as obras de infraestrutura e melhoria turística.

“Esse repasse recorde foi importante principalmente pelo cenário de pandemia, cruel com todo o setor de turismo. As cidades puderam investir, o que gerou empregos em outros setores, como na construção civil, e manteve a economia local aquecida. Agora, em um cenário mais favorável de retorno ao longo de 2021, com a aceleração da vacinação, as nossas cidades turísticas estarão mais bem preparadas para a volta dos visitantes”, disse Vinicius Lummertz, secretário de Turismo do Estado.

Além do repasse de recursos, em 2020 a Secretaria de Turismo manteve outros projetos, como a conclusão das quatro primeiras propostas das Rotas Cênicas (Ribeira, Mantiqueira, Litoral Norte e Circuito das Águas), o lançamento da Rota Gastronômica do Vale do Ribeira e a estruturação da base legal dos Distritos Turísticos.

“Conseguimos atender 180 municípios para as ações do dia a dia, sem perder de vista os projetos estruturantes, de longo prazo, com potencial transformador do produto turístico do Estado”, disse o secretário Lummertz.