​​Regiões de Rio Preto e Presidente Prudente avançam para a fase amarela do Plano SP

Região de Araçatuba continua na fase amarela, como foi classificada há 15 dias

​​Regiões de Rio Preto e Presidente Prudente avançam para a fase amarela do Plano SP - Reprodução


As regiões de Rio Preto e Presidente Prudente vão avançar para a fase amarela do Plano São Paulo, que impõe níveis de classificações diferentes para manter o controle de contaminação da covid-19, provocada pelo novo coronavírus.


​​De acordo com o mapa, divulgado nesta sexta-feira (4), além das duas regiões, Araçatuba permanece na fase amarela, onde já estava classificada há 15 dias.

A região de Marília, que abrange cidades da Nova Alta Paulista, também avançará da fase laranja para a amarela.

O QUE MUDA

O Plano São Paulo determina, a partir das avaliações do Centro de Contingência, a classificação de cada região em um total de cinco fases: vermelha, laranja, amarela e verde e azul. Em cada nível há flexibilização controlada e escalonada de diferentes setores econômicos.

A avaliação leva em consideração a porcentagem de leitos ocupados, a variação de casos, internações e óbitos pela doença.

Na fase amarela, shoppings centers (com proibição de abertura das praças de alimentação), comércio de rua e serviços em geral podem funcionar com capacidade a limitada 40%, horário reduzido para oito horas seguidas e adoção dos pro​​tocolos padrão e setoriais específicos.

Também poderão funcionar salões e barbearias, além de bares e restaurantes, que estarão liberados apenas para atendimento ao ar livre. Academias também poderão funcionar com 30% da capacidade e durante seis horas.​​

Na primeira semana, estabelecimentos alimentícios só podem funcionar até 17h. Na segunda semana, é liberado o funcionamento até 22h.