Relatório final de comissão culpa Trump por invasão do Capitólio

O documento não tem poderes legais e servirá apenas como sugestão para que o Departamento de Justiça processe Trump e seus aliados

Relatório final de comissão culpa Trump por invasão do Capitólio - Divulgação/Flickr White House


Um enorme relatório final divulgado na quinta-feira, 22, à noite pelo comitê da Câmara dos Estados Unidos que investiga o episódio de 6 de janeiro de 2021 coloca a culpa pela insurreição do Capitólio em uma pessoa: o ex-presidente Donald Trump, e pede que ele não possa mais concorrer a cargos federais. O documento não tem poderes legais e servirá apenas como sugestão para que o Departamento de Justiça processe Trump e seus aliados.



O enorme documento de 814 páginas detalha as descobertas da investigação de 18 meses do painel, com base em mais de 1.000 entrevistas com testemunhas e mais de um milhão de páginas de material de origem. O comitê encontrou uma "conspiração de várias partes" orquestrada por Trump e seus aliados mais próximos, tudo com o objetivo de reverter sua derrota nas eleições de 2020.

Ao expor os detalhes extraordinários - sua pressão sobre os estados, funcionários federais e o vice-presidente Mike Pence - o comitê de sete democratas e dois republicanos diz que está tentando impedir que algo semelhante aconteça novamente.

O painel também visa impedir que Trump, que está concorrendo novamente à presidência, volte ao poder. Entre outras recomendações, o painel sugere que o Congresso considere barrar ele e outros que o ajudaram de cargos federais por seu papel na insurreição, na qual uma violenta multidão de seus apoiadores invadiu o Capitólio e interrompeu a certificação da vitória do presidente Joe Biden.

"Nosso país chegou longe demais para permitir que um presidente derrotado se transforme em um tirano vitorioso, derrubando nossas instituições democráticas, fomentando a violência e, a meu ver, abrindo as portas para aqueles em nosso país cujo ódio e fanatismo ameaçam a igualdade e a justiça para todos os americanos", escreveu o presidente do comitê, o deputado democrata Bennie Thompson, do Mississippi, no prefácio do relatório.

Um homem para culpar

O relatório traça as mentiras de Trump sobre fraude eleitoral generalizada em conversas com alguns de seus aliados antes do dia da eleição, evidência de que seu plano foi premeditado, diz o comitê. Depois de executar esse plano questionando os resultados legítimos na noite da eleição - "Francamente, vencemos esta eleição", disse ele às câmeras de TV - ele propositadamente divulgou falsas alegações de fraude.

Muitos dos assessores de Trump na Casa Branca disseram a ele que as mentiras não eram verdadeiras, de acordo com várias entrevistas do comitê, e sua campanha perdeu uma série de ações judiciais que contestavam os resultados. Mas o ex-presidente não hesitou.

"Donald Trump não era um consumidor passivo dessas mentiras", escreveu o comitê. "Ele os propagou ativamente."

As falsas alegações "provocaram seus apoiadores à violência em 6 de janeiro", escreveu o comitê. Trump os convocou para Washington e os instruiu em um discurso inflamado a marchar para o Capitólio, embora alguns "estivessem com raiva e alguns estivessem armados".

E depois que a violência começou, Trump esperou horas para mandá-los parar. Isso foi um "abandono do dever", disse o comitê

Pressão nos Estados

Ao perder nos tribunais, Trump concentrou-se nos principais Estados do campo de batalha que Biden havia vencido e apoiou-se nas autoridades estaduais do Partido Republicano para anular a vontade de seus eleitores. O plano era abrangente, mostra o comitê, desde pressionar legislaturas estaduais e funcionários eleitorais até criar listas falsas de eleitores. O painel obteve e-mails e documentos mostrando conversas dentro da Casa Branca e com conselheiros externos sobre como tal esquema poderia funcionar.

Talvez a tentativa mais impressionante de pressionar um funcionário do estado tenha sido o notável telefonema de Trump em 2 de janeiro de 2021 com o secretário de estado da Geórgia, Brad Raffensperger, no qual ele pediu a ele para "encontrar" votos. Raffensperger não obedeceu.

Depois de falar com autoridades eleitorais de vários estados, o comitê disse que a convocação da Geórgia era "um elemento de um esforço maior e mais abrangente - muito dele invisível e desconhecido do público em geral - para anular os votos lançados por milhões de cidadãos americanos em vários estados".

O painel avaliou que Trump e seu círculo íntimo se envolveram em "pelo menos 200 atos aparentes de divulgação pública ou privada" para funcionários do estado entre a eleição e a insurreição. Ao mesmo tempo, o presidente estava tentando fazer com que os funcionários do Departamento de Justiça concordassem com seu plano.

"Se funcionários estaduais suficientes concordassem com a conspiração do presidente Trump, sua tentativa de permanecer no poder poderia ter funcionado", escreveu o comitê. "É uma sorte que uma massa crítica de funcionários honrados tenha resistido à pressão do presidente Trump para participar desse esquema."

A vida de Pence em risco

Enquanto Trump pressionava agressivamente Mike Pence a se opor ilegalmente à certificação do Congresso da vitória de Biden enquanto ele presidia a sessão conjunta do Congresso, a vida do vice-presidente estava cada vez mais em perigo, descobriu o comitê.

Às 8h17 do dia 6 de janeiro, Trump twittou: "Faça isso, Mike, este é um momento de extrema coragem!"

No início da sessão conjunta às 13h, Pence havia anunciado que não o faria. A essa altura, havia centenas de apoiadores de Trump do lado de fora do Capitólio, alguns gritando: "Enforquem Mike Pence!" Pence acabou fugindo para uma sala segura do Senado e escapou por pouco dos manifestantes.

De acordo com documentos do Serviço Secreto fornecidos ao painel, os agentes estavam cientes das crescentes ameaças contra Pence. Em um caso, um agente da divisão de inteligência "foi alertado para uma conversa online ‘sobre o vice-presidente ser um homem morto andando se ele não fizer a coisa certa’", diz o relatório.

"Foi uma cena sem precedentes na história americana", escreveu o comitê. "O presidente dos Estados Unidos irritou uma multidão que perseguia seu próprio vice-presidente."

Viagem frustrada ao Capitólio

Trump estava determinado a ir ao Capitólio com seus apoiadores, descobriu a investigação, mas quase todos acharam que era uma má ideia - principalmente seus seguranças.

Cassidy Hutchinson, ex-assessora da Casa Branca, testemunhou sobre uma conversa que teve com o ex-oficial de segurança de Trump, Tony Ornato, onde ele se lembra de Trump atacando sua segurança após seu discurso e até mesmo agarrando o volante do SUV presidencial.

No relatório, o comitê escreve que Ornato negou a história de Hutchinson em um depoimento no mês passado, dizendo que não estava ciente de um esforço genuíno de Trump para se juntar a seus apoiadores no Capitólio. O comitê disse que continua a ter "preocupações significativas sobre a credibilidade" de seu testemunho.

O motorista do SUV presidencial testemunhou que não viu Trump e não conseguia se lembrar se Trump havia se lançado contra ele. O motorista, que não foi citado no relatório, lembrou-se de Trump perguntando 30 segundos depois de entrar no veículo se ele poderia ir ao Capitólio. Um funcionário do Serviço Secreto testemunhou ao comitê que a determinação de Trump de ir ao Capitólio colocou os agentes em alerta máximo.

"(Todos nós) sabíamos ... que isso mudaria para outra coisa se ele caminhasse fisicamente até o Capitólio", disse um funcionário não identificado. "Não sei se você quer usar a palavra ‘insurreição’, ‘golpe’, sei lá."

Trump ficou na Casa Branca, assistindo à violência na televisão por horas enquanto se recusava a pedir a seus partidários que saíssem.

Próximos passos

O comitê será dissolvido na próxima semana, já que a nova Câmara liderada pelos republicanos será empossada em 3 de janeiro. Mas o painel garantiu que seu trabalho continuará, recomendando oficialmente que o Departamento de Justiça investigue e processe Trump por quatro crimes.

Embora o chamado encaminhamento criminal não tenha legitimidade legal, é uma declaração contundente do comitê e aumenta a pressão política já sobre o procurador-geral Merrick Garland e o conselheiro especial Jack Smith, que já está conduzindo uma investigação sobre 6 de janeiro e as ações de Trump.

O painel recomendou que o departamento investigasse as acusações de ajudar uma insurreição, obstruir um processo oficial, conspiração para fraudar os Estados Unidos e conspiração para fazer uma declaração falsa, tudo por várias partes de seu esquema.

O comitê também está tornando seu trabalho, incluindo transcrições, público para o Departamento de Justiça e o público "Temos plena confiança de que o trabalho deste comitê ajudará a fornecer um roteiro para a justiça", disse Thompson.