Reunião da frente parlamentar discute ações para melhor a vida dos ciclistas no Estado de São Paulo

Um dos principais pontos discutidos foi o decreto 63.881/18, que regulamenta a lei 10.095/98, responsável pelo Plano Cicloviário do Estado de São Paulo

Reunião da frente parlamentar discute ações para melhor a vida dos ciclistas no Estado de São Paulo - Reprodução


Presidido pelo deputado Sebastião Santos (Republicanos), a reunião da Frente Parlamentar de Mobilidade Cicloviária foi realizada na terça-feira, dia 22 de novembro, na Assembleia Legislativa, onde foram debatidos melhorias e investimentos nas áreas de segurança e infraestrutura, para incentivar o uso de bicicletas em o território do Estado de São Paulo.


Um dos principais pontos discutidos foi o decreto 63.881/18, que regulamenta a lei 10.095/98, responsável pelo Plano Cicloviário do Estado de São Paulo, que no trecho do projeto, segundo o Artigo 16 - caberá a um órgão colegiado, com representações do Poder Público, da sociedade civil e da comunidade de ciclistas o acompanhamento e execução do Plano Cicloviário ora instituído.

“Precisamos debater ações e colocar em prática a lei que foi sancionada, se for preciso, iremos reunir as categorias e debater projetos e pressionar o governo para que essas demandas sejam atendidas. Estarei pontuando juntamente com a frente parlamentar o que será necessário as mudanças e cobrar o poder publico pelos incentivos, melhorias e investimentos”, ressaltou Sebastião Santos, durante a fala da reunião.

Ainda de acordo com o deputado Sebastião, o decreto não está cumprindo o proposto quando de fato não executa ações em prol do ciclismo, como por exemplo os projetos de duplicação de rodovias. “O decreto é falho. É hora de sentarmos, realizarmos um debate, levarmos ao governo e procurarmos soluções, já que está previsto em lei”, disse.

Durante o encontro, representantes da categoria do poder privado e publico, sugeriram melhorias para as estradas, cicloturismo, implantação de mais ciclovias e a segurança de ciclistas que circulam em vias com estrutura inadequada e grande circulação de veículos pesados. Também foi colocada em pauta uma proposta a introdução de um planejamento para implantação de ciclovias ou ciclofaixas em rodovias estaduais pavimentadas.

Estiveram presentes Dr. Aloiso, representando a deputada Edna Macedo (Republicanos), a jornalista e ativista Renata Falzoni, o editor executivo da Fundação Cásper Líbero, Erick Castelhero, representante da Federação Paulista de Ciclismo, Alessandra Facex e o presidente da Associação Brasileira de Ciclistas, Jessé Teixeira.

DADOS SOBRE O CICLISMO
De acordo com uma pesquisa da Aliança Bike (Associação Brasileira do Setor de Bicicletas), no primeiro semestre de 2021 o país registrou o crescimento de 34,17% na venda de bicicletas, em comparação ao mesmo período do ano passado. A pesquisa ainda aponta que em julho do ano passado foi registrado o pico do aumento de vendas, que cresceram 118% comparado a 2019.

Texto: Abrahão Hackme / Assessor de Imprensa – Deputado Estadual Sebastião Santos (Republicanos)