Rio Preto, Araçatuba e Presidente Prudente vão liberar transporte público gratuito para o 2º turno, no domingo (30)

Objetivo é facilitar a participação política da população mais vulnerável nas Eleições

Rio Preto, Araçatuba e Presidente Prudente vão liberar transporte público gratuito para o 2º turno, no domingo (30) - Ivan Feitosa/ SMCS


São José do Rio Preto, Araçatuba e Presidente Prudente, no interior de São Paulo, permitirão o passe livre no transporte público no próximo domingo (30), segundo turno das Eleições 2022. A medida que concede gratuidade do coletivo urbano nesta data tem o objetivo de facilitar a participação política da população mais vulnerável no voto.


Em Rio Preto, a juíza da 2ª Vara da Fazenda Pública, Tatiana Pereira Viana Santos, concedeu a liminar após perdido do defensor público Júlio Tanone.

Segundo a magistrada, o “serviço de transporte público urbano coletivo de passageiros em níveis normais, sem redução específica no dia da eleição, na quantidade e frequência necessárias ao deslocamento dos eleitores de suas residências até as seções eleitorais e vice-versa” deve ser liberado.

A juíza ressalta também que a Prefeitura deverá “divulgar adequadamente e com a devida antecedência a gratuidade dos transportes através da mídia impressa, rádio, redes sociais, nos próprios meios de transportes e com cartazes nos equipamentos públicos municipais que atendem o público vulnerável”.

A decisão é uma forma de reduzir a abstenção de 20,9% registrada no município.

Por meio de nota, a Prefeitura de Rio Preto informou que vai cumprir a decisão da Justiça. Confira abaixo:

“O prefeito Edinho Araújo vai cumprir a decisão da Justiça que prevê o passe livre no transporte público no próximo domingo, 30, data do segundo turno das eleições. O prefeito oficiará ao consórcio responsável pelo transporte público para o cumprimento da medida”.

Araçatuba

Em Araçatuba, a TUA – Transportes Urbanos de Araçatuba, empresa concessionária responsável pelo transporte coletivo, fará o transporte gratuito dos passageiros. Serão oito linhas em funcionamento, partindo dos bairros a partir das 7h50 e do terminal às 8h20. Os ônibus vão passar de hora em hora, até as 11h50 e, após um intervalo, voltam a circular das 14h50 às 16h50. Os veículos sairão dos bairros às 7h50; 8h50; 9h50; 10h50; 11h50; 14h50; 15h50 e 16h50.

As saídas do terminal também vão ocorrer de hora em hora, com intervalo das 11h20 às 14h20 e o último carro partindo às 17h20, segundo a empresa. Neste caso, as saídas serão às 8h20; 9h20; 10h20; 11h20; 14h20; 15h20; 16h20 e 17h20, último horário saindo do terminal para os bairros.

No próximo dia 30, 153.441 eleitores de Araçatuba deverão ir às urnas para a escolha do presidente e governador de São Paulo. A votação será das 8h às 17h.

Presidente Prudente

Em Presidente Prudente, o serviço será liberado no período das 8h às 18h. Serão disponibilizadas todas as linhas de ônibus que circulam nos dias úteis, com exceção das especiais.

A decisão foi publicada no Diário Oficial do Município. Segundo a Prefeitura, não será necessário apresentar nenhum documento, já que o acesso aos ônibus será liberado para todos os usuários dentro do horário determinado.