Rio Preto é uma das 40 cidades que poderá receber unidade da ‘Casa da Mulher Brasileira’

Serviço reúne no mesmo lugar apoio jurídico, médico e psicológico para mulheres vítimas de violência

Rio Preto é uma das 40 cidades que poderá receber unidade da ‘Casa da Mulher Brasileira’ - arquivo pessoal


São José do Rio Preto, no interior de São Paulo, deve contar, em breve, com uma unidade da Casa da Mulher Brasileira, serviço que reúne no mesmo lugar apoio jurídico, médico e psicológico para mulheres vítimas de violência.


A novidade foi anunciada pela deputada estadual Beth Sahão (PT), que esteve em Brasília na última quinta-feira, 25, para uma série de reuniões em diferentes gabinetes do governo Lula, incluindo no Ministério das Mulheres, onde formalizou o pedido.

A reivindicação foi feita à secretária-executiva do Ministério das Mulheres, Maria Helena Guarezi. Além da Casa da Mulher Brasileira, a deputada também solicitou três viaturas para reforçar a Patrulha Maria da Penha – uma para Catanduva, outra para Rio Preto e outra para Matão.

Os pedidos foram encaminhados para a ministra da pasta, Cida Gonçalves, que irá avaliá-los. O sbtinterior.com apurou que a decisão deverá ser divulgada em breve.

Violência à Mulher 

A iniciativa ocorre em meio à explosão de casos de violência contra a mulher. O primeiro trimestre deste ano foi marcado pelo aumento de crimes contra mulheres no Estado de São Paulo.

Segundo levantamento publicado na quinta pela Folha de SP, foram registrados 62 casos de feminicídios, e 3.551 de estupros - recorde de ambos os crimes. De acordo com o Instituto Sou da Paz, o número de estupros é o maior desde 1996.

Os índices de lesão corporal e ameaças contra pessoas do sexo feminino também cresceram no período. Os crimes de ameaça contra mulheres somaram 25.531 ocorrências, um aumento de mais de 10 mil casos em relação ao mesmo trimestre do ano passado, quando foram registradas 14.945 ocorrências.

Por essa razão, a deputada prepara o lançamento da ‘Frente Parlamentar Pela Vida e Proteção das Mulheres e Meninas’, em uma grande ofensiva com essa violência desenfreada. A deputada, inclusive, obteve a confirmação da presença da ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, quando do lançamento da Frente na Alesp.

Espaço unificado e de proteção

O relançamento da Casa da Mulher Brasileira pelo presidente Lula ocorreu no Dia Internacional da Mulher, junto com um pacote de projetos de lei e decretos referentes às pautas femininas, além de diversas medidas implementadas pelos órgãos governamentais para auxílio às mulheres em diferentes frentes.

Está prevista a instalação de 40 novas casas da Mulher Brasileira até o fim desta gestão do governo Lula. A iniciativa faz parte do relançamento do programa Mulher Viver sem Violência, que vai também disponibilizar 270 viaturas para a Patrulha Maria da Penha e para delegacias da Mulher, além de fazer a reestruturação da Central de Atendimento à Mulher – Ligue 180, serviço que registra e encaminha denúncias de violência aos órgãos competentes.