Rio Preto: Edinho Araújo assina consórcio para compra de vacinas contra a covid-19

Ao todo, 16 cidades das regiões oeste e noroeste paulista também assinaram o consórcio

Rio Preto: Edinho Araújo assina consórcio para compra de vacinas contra a covid-19 - Divulgação/Prefeitura de Rio Preto


O prefeito de Rio Preto, Edinho Araújo, assinou nesta quarta-feira (3) a adesão ao consórcio público criado pela Frente Nacional de Prefeitos (FPN) para a compra de vacina contra a covid-19. Ao todo, 16 cidades das regiões oeste e noroeste paulista aderiram ao acordo.


Além de Rio Preto, Catanduva, Meridiano, Santópolis do Aguapeí, Presidente Prudente, Pirapozinho, Junqueirópolis, Narandiba, Álvares Machado, Regente Feijó, Caiabu, Planalto, Iepê, São João do Pau D’alho, Santo Anastácio e Tupi Paulista também assinaram.

Edinho informou a adesão em uma publicação feita em seu Facebook. “Assinei a adesão de São José do Rio Preto ao consórcio criado para compra de vacina contra a Covid-19. A FPN ficará responsável pela estruturação jurídica do consórcio. A adesão depende de aprovação pela Câmara Municipal para autorizar a adesão ao consórcio público”, disse o prefeito.

O consórcio de municípios para compra de imunizantes contra o novo coronavírus já teve manifestação de interesse de 649 prefeituras, segundo a lista divulgada pela FPN. A iniciativa foi lançada na segunda-feira (1).

As prefeituras podem assinar o termo de intenção do consórcio até esta sexta-feira (5). A previsão é que a associação seja efetivamente instalada até o dia 22 de março. A expectativa é que seja elaborado um projeto de lei que será enviado às câmaras municipais para que as cidades participem das compras.

O objetivo deste consórcio é que as administrações municipais possam comprar as vacinas caso o Plano Nacional de Imunização (PNI), coordenado pelo Ministério da Saúde, não seja capaz de atender toda a necessidade.  “O consórcio não é para comprar imediatamente, mas para termos segurança jurídica no caso de o PNI não dar conta de suprir toda a população. Nesse caso, os prefeitos já teriam alternativa para isso”, explicou o presidente da FNP, Jonas Donizette, na reunião de lançamento da iniciativa.

Estão sendo avaliadas formas de financiar a aquisição dos imunizantes. Há três possibilidades principais: recursos do governo federal; financiamento por organismos internacionais e doações de investidores privados brasileiros. (Com informações da Agência Brasil)