Rio Preto promove conferência sobre segurança alimentar e nutricional

Evento que ocorre na Aquishow em maio terá palestra com representante da FAO/ONU

Rio Preto promove conferência sobre segurança alimentar e nutricional - Divulgação


O Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional – COMSEA convida toda a sociedade de Rio Preto para participar da 4ª Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, marcada para 26 de maio, no Instituto de Pesca. É uma correalização da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento, com o apoio da Câmara Intersecretarial de Segurança Alimentar e Nutricional – CAISAN.


Com o tema “Agricultura Familiar como agente de transformação na alimentação saudável e o caminho para a erradicação da fome”, o evento pretende reunir representantes da sociedade envolvidos e interessados no assunto, a fim de promover um debate amplo e democrático para construção das bases do Plano Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (PlanSan). 

“A realização da Conferência é fundamental para avançar nas discussões sobre alimentação e abastecimento no município. Ela vai trazer elementos para pensarmos soluções para enfrentar problemas como fome, desnutrição, obesidade, tendo a agricultura familiar como protagonista”, destaca o presidente do COMSEA Ricardo Augusto Diogo Sanches.

O Plano de Segurança Alimentar a ser elaborado a partir das propostas trazidas pela Conferência deve apresentar projetos e ações que vão determinar a política pública do município nos próximos anos. 

“A Conferência faz parte de um plano maior, iniciado em 2018, quando o município lançou o Programa Alimenta Rio Preto e aderiu ao SISAN, o Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional. É a oportunidade para uma ampla discussão sobre políticas públicas para o combate à fome e sobre a importância da agricultura familiar nesse processo”, explica o secretário de Agricultura e Abastecimento Pedro Pezzuto.

Um ponto alto da Conferência deverá ser a palestra com o dr. Rafael Zavala, representante da FAO no Brasil, que falará sobre avanços no desenvolvimento sustentável do campo. 

Agricultura Familiar

A escolha da Agricultura Familiar como tema da Conferência se deve ao seu crucial papel de agente transformador na garantia da segurança alimentar; na melhoria dos meios de subsistência; na otimização do gerenciamento dos recursos naturais; e no alcance do desenvolvimento sustentável, especialmente nas áreas rurais.

Além disso, a temática vai ao encontro das diretrizes das Organização das Nações Unidas (ONU), cuja FAO, braço responsável pela agricultura e abastecimento, decretou de 2019-2028 a “Década das Nações Unidas para Agricultura Familiar”. Rio Preto é, por sua vez, signatária dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.

Integrada à programação da 11ª Aquishow Brasil, maior feira de aquicultura da América Latina, sediada em Rio Preto de 24 a 27 de maio, a Conferência também endossa o Ano Internacional da Pesca e Aquicultura Artesanais, assim definido pela FAO para 2022. 

A Conferência está organizada em três eixos, os quais necessitam de reflexões, discussões e soluções integradas e efetivas.

EIXO 1: A insegurança alimentar como ponto de partida para políticas públicas eficientes: análise da realidade local, seus impactos e desdobramentos na elaboração do PlanSan

EIXO 2: Elaborando políticas públicas locais para o fomento da Agricultura Familiar: como o apoio ao homem no campo interfere diretamente no fornecimento de alimentos saudáveis, garantindo o direito humano à alimentação em quantidade e qualidade

EIXO 3: Alimentação saudável e a educação alimentar: os desafios para a implementação de projetos de alimentação saudável como mecanismos de saúde pública

Para participar

A 4ª Conferência de Segurança Alimentar e Nutricional é gratuita e aberta a todos os interessados. Para participar é preciso realizar inscrição prévia, exclusivamente pelo site www.riopreto.sp.gov.br/confsan.

Serão disponibilizadas 300 vagas para a participação no período da manhã, quando ocorrerá a abertura oficial e a palestra com o representante da FAO no Brasil, Dr. Rafael Zavala.

Para o período da tarde, quando serão realizados grupos de trabalho, são disponibilizadas 60 vagas, sendo 20 para cada um dos três eixos de discussão.

Interessados em participar das discussões deverão escolher apenas um eixo temático no momento da inscrição.

A inscrição no período da manhã não dá direito à participação nas discussões do período da tarde, assim como a inscrição em um dos eixos não dá direito à participação na programação no período da manhã. 

Sobre o palestrante

Dr. Rafael Zavala é representante da FAO no Brasil. Zootecnista formado pela Universidade Autónoma Metropolitana, no México, tem mestrado em agricultura sustentável pela Universidade de Londres e doutorado em políticas para o desenvolvimento rural pela Universidade de East Anglia, ambos na Inglaterra. Nomeado representante da FAO Colômbia em 2012, ganhou reconhecimento pela gestão de avanços no desenvolvimento sustentável do campo. Durante sua gestão, os recursos mobilizados anualmente pela FAO para a Colômbia duplicaram, e as contribuições geradas com parceiros internacionais triplicaram. Em 2016, recebeu o B.R. Sen, prêmio da FAO de reconhecimento mundial. Desde 2018, está à frente da FAO no Brasil.

Sobre o Alimenta Rio Preto

O Programa Alimenta Rio Preto é a política pública de Segurança Alimentar e Nutricional de Rio Preto, responsável por integrar o abastecimento alimentar do município, envolvendo o ciclo de atividades desde a produção no campo à mesa do cidadão. O programa é alicerçado nas compras públicas de agricultores familiares, que visam abastecimento de projetos como Alimentação Escolar, Banco Municipal de Alimentos e outros equipamentos que demandam gêneros alimentícios diversos.

Sobre o COMSEA

O Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de Rio Preto (COMSEA) é um espaço de organização social que articula o poder público municipal e a sociedade civil para a formulação de diretrizes para políticas e ações na área de segurança alimentar e nutricional.

Os conselheiros monitoram as políticas públicas e propõem diretrizes e ações na área de segurança alimentar e nutricional.

Programação

Manhã

7h45 às 8h30: Credenciamento e coffee

8h30 às 9h: Abertura oficial

9h às 9h30: Apresentação do Programa Alimenta Rio Preto

9h30 às 10h30: Palestra do Dr. Rafael Zavala, representante da FAO Brasil

10h30 às 11h: Perguntas e respostas – Encerramento da 1ª Parte

11h às 11h30: Leitura e Aprovação do Regimento da Conferência

11h30 às 12h30: Almoço

Tarde

Grupos de Discussão – Reuniões técnicas – Vagas limitadas

12h30 às 13h: Organização dos grupos de discussão

13h às 14h30: Discussões em grupos de trabalho

14h30 às 14h45: Intervalo

14h45 às 15h45: Trabalho final das relatorias

15h45 às 16h30: Plenária para aprovação do relatório final

16h30 às 17h: Avaliação e encerramento

Programação aberta ao público, mediante inscrições prévias. As vagas são limitadas.

A palestra do Dr. Rafael Zavala, representante da FAO/ONU, será transmitida ao vivo pelo www.youtube.com/prefriopreto.

SERVIÇO

4ª Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional

Data: 26 de maio de 2022

Hora: 7h45 às 17h

Local: Instituto de Pesca, na avenida Aberlado Menezes

Acesso gratuito, com vagas limitadas

Inscrições e mais informações em www.riopreto.sp.gov.br/confsan