Rio Preto recebe campanha inédita de doação de sangue

A campanha tem o apoio do SBT Interior e Rotaract Clube Rio Preto Integração

Rio Preto recebe campanha inédita de doação de sangue  - Reprodução


O Supermercado Porecatu promove, em parceria com o apoio do SBT Interior e Rotaract Clube Rio Preto Integração, uma ação inédita para ajudar o Hemocentro de Rio Preto. Nos dias  6, 7 e 11 de dezembro, quem passar pela unidade do Porecatu da avenida Potirendaba vai poder viver uma experiência diferente. Espalhadas pela prateleiras dos produtos uma exibição de simulacros de bolsas de sanguíneas (preenchidas com suco de uva) pretende chamar a atenção para a causa. Acompanhando as bolsas, os associados do Rotaract Club de Rio Preto Integração ficarão aguardando a reação das pessoas e assim divulgar a campanha para a doação de sangue. Os voluntários irão distribuir folhetos com informações sobre a doação de sangue e o esclarecimento de dúvidas.


A idéia partiu de uma ação semelhante também feita por um outro Rotary Clube e que teve bastante repercussão. O objetivo principal do projeto é impactar a comunidade por meio da desconstrução do medo e dos tabus relacionados à doação de sangue e, desta forma, captar mais doadores para manter os estoques de sangue em níveis satisfatórios, ainda mais com o fim de ano se aproximando, época que os estoques costumam necessitar de reforço constante.

Segundo dados do Ministério da Saúde de 25 de novembro de 2020, apenas, 1,6% da população brasileira doa sangue, o que significa um índice de 16 doadores para cada grupo de mil habitantes. Com a pandemia da COVID-19, esse número reduziu. Em Rio Preto a situação não é diferente, os estoques estão em baixa nos dois Hemocentros da cidade e deve piorar ainda mais durante as festas de fim de ano quando a doação cai. Em Rio Preto existem dois postos de coleta de doação de sangue, sendo o Hemocentro, vinculado à FUNFARME, o responsável pelo atendimento de 36 hospitais de Rio Preto e Região.

Locais de doação de Sangue em Rio Preto

- Hospital Beneficência Portuguesa

Segunda-feira a sábado, das 7h às 17h.

(17) 3211-5454

Subsolo 1 do Hospital (Rua Luiz Vaz de Camões, 3236)

- Hemocentro de São José do Rio Preto – FUNFARME

Aberto todos os dias das 7h às 13h

17) 3201-5078 / (17) 3201-5151 /  17 99623-9985

Localizado  Av. Jamil Feres Kfouri, nº 80 Jardim Panorama