​​Rio Preto ​reduz casos e mortes​ por covid durante lockdown noturno

​A partir desta sexta-feira (​2​) começam as novas regras do lockdown noturno, com a ampliação do horário das atividades econômicas das 18h para às 19h

​​Rio Preto ​reduz casos e mortes​ por covid durante lockdown noturno - Arquivo/SBT Interior


​A Secretaria de Saúde de Rio Preto divulgou na tarde desta quinta-feira (1) que houve redução nos casos leves e graves de covid-19 durante o período do lockdown noturno.


De acordo com os dados divulgados​​ antes do lockdown​,​ a média de casos leves estava em 438 notificações​ -​ no dia 25 deste mês a média foi de 227 casos confirmados. ​Já  a média móvel​ dos casos graves​ estava em 50​ e,​ atualmente​, foram 39 registros - que representa uma queda de 10% nos ​casos​ graves.

A pasta divulgou​,​ ainda​,​ que houve redução nos registros de mortes provocadas pela covid-19. Antes do início do lockdown noturno, a média ​diária ​de óbitos estava em 11 registros​. A​gora​,​ está em ​oito​ mortes.

O secretário de saúde, Aldenis Borin, defendeu a prorrogação do lockdown​ noturno​. Durante a live, ele ressaltou que os resultados das medidas mais restritivas são bons e a expectativa é melhorar ainda mais. Porém, a ocupação de leitos na cidade ainda é preocupante. Os dados mostram que, antes do lockdown, a taxa de ocupação de leitos de UTI em Rio Preto estava em 93%​. Agora, o número é de 89%.

“Estamos tentando fazer uma abertura gradual das atividades econômicas para que não tenha um impacto no registro de casos, como aconteceu no primeiro lockdown que fizemos”, disse ​​a gerente da Vigilância Sanitária, Miriam Wowk​.

​O LOCKDOWN NOTURNO

O decreto​ atual​ termina às 23h59 desta quinta-feira (1). Com a prorrogação, o lockdown noturno com as novas regras passa a valer a partir desta sexta-feira (2) e segue até o próximo dia 11.​ ​A medida é uma forma de conter a circulação de pessoas e intensificar o combate às festas clandestinas e aglomerações para controlar o avanço da pandemia da covid-19.

Entre as principais mudanças do lockdown noturno está a ampliação do horário do funcionamento das atividades econômicas em ​uma​ hora, passando das 18h para às 19h. A restrição de circulação de pessoas será das 20h às 5h.

O novo decreto mantém a proibição da venda, fornecimento, consumo e transporte de bebidas alcoólicas entre 19h às 6h, de segunda à sexta-feira, e aos finais de semana a proibição é durante 24 horas. Antes, a regra determinava que a venda durante a semana fosse encerrada às 18h.

A prefeitura informou que a fiscalização continua sendo feita por meio de blitze da Guarda Municipal, Polícia Civil e Militar, Vigilância Sanitária e Vara da Infância e Juventude.

Os estabelecimentos e pessoas físicas que desrespeitarem as regras poderão ser multados, sendo que o valor mínimo da multa está mantido em R$ 6.296,00.