Rio Preto registra a nona vítima de disparos de arma de fogo em oito dias

Delegacia de Homicídios da Deic investiga suposta “guerra” entre os bairros de vulnerabilidade social

Rio Preto registra a nona vítima de disparos de arma de fogo em oito dias  - Reprodução/SBT no Interior


 


São José do Rio Preto (SP) registrou na noite de ontem (30) a nona vítima de disparos de arma de fogo em oito dias. O crime aconteceu por volta das 19h, no bairro Solo Sagrado, localizado na região norte da cidade.

A vítima é um jovem de 23 anos. Segundo informações do boletim de ocorrência, ele estava mexendo na moto dele, em frente de casa, quando um automóvel Honda/Civic se aproximou. O suspeito fez dois disparos com o carro em movimento, mas nenhum deles acertou o rapaz. Em seguida, o veículo estacionou – o motorista desceu e atirou três vezes, atingindo a vitima na perna. 

O jovem foi socorrido por familiares e encaminhado para a Unidade Pronto Atendimento (UPA) Norte. Para a Polícia Militar, ele disse que acredita ter sido confundido com outra pessoa.

Este é o mesmo “modus operandi” (expressão em latim usada no meio policial que significa ‘modo de operação’) usado pelo suspeito que atirou 10 vezes contra um jovem de 19 anos na noite da última quarta-feira (19), no Conjunto Habitacional Nova Esperança, também localizado na região norte.

De acordo com o boletim de ocorrência, a vítima estava caminhando pela rua quando foi surpreendida também por um Honda/Civic. Quatro homens ocupavam o veículo – um deles desceu e fez os disparos. O rapaz está intubado em estado grave na Santa Casa .

Em entrevista ao SBT Interior 1ª Edição, exibido ontem SBT no Interior, o delegado titular da Delegacia de Homicídios da Divisão Especializada em Investigações Criminais (Deic), Alceu Lima Oliveira Júnior, que investiga os crimes de autoria desconhecida, falou sobre a “guerra de bairros” que assola a cidade e tem ceifado a vida de diversos jovens rio-pretenses.

“É um círculo vicioso. Uma pessoa de um bairro atira em um morador de outro bairro, que pode ser vítima fatal ou sobreviver ao atentado. Dessa forma, há retaliação da região contra o bairro onde moram os atiradores”, afirmou.

DADOS DA MORTE

Segundo o último levantamento divulgado pela Secretaria de Segurança Pública do Estado de SP, em Rio Preto, de janeiro a maio de 2022, foram registrados 17 homicídios dolosos – quando há intenção de matar, e dois homicídios culposos – quando o autor não tem a intenção do crime. No total, 44 pessoas foram vítimas de tentativas de homicídio desde o início do ano – o que representa um aumento de 70% em comparação com os cinco primeiros meses de 2021.