Rio Preto tem 10 candidatos à Prefeitura e começa campanha eleitoral

Rio Preto tem 10 candidatos à Prefeitura e começa campanha eleitoral - Divulgação


O prazo para o registro de quem for disputar a eleição em Rio Preto terminou neste sábado, 26, e a corrida eleitoral tem 10 "prefeituráveis" registrados na Justiça Eleitoral. Para a disputa das 17 cadeiras da Câmara foram registradas 381 candidaturas até o prazo final estabelecido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), às 19h.


A campanha eleitoral começa oficialmente neste domingo, 27. Os aspirantes ao cargo de prefeito marcaram carreatas, visitas em casas, eventos em bairros, encontros virtuais e vão usar redes sociais para divulgar as campanhas. A eleição está marcada para 15 de novembro. Em caso de segundo turno, o que pode ocorrer em Rio Preto, que tem mais de 200 mil eleitores, a votação será em 29 de novembro.

A campanha eleitoral começa em meio a pandemia de coronavírus. A Prefeitura recomenda que candidatos adotem medidas para evitar aglomerações. Eventos podem ser fiscalizados por conta da pandemia. "O candidato deverá seguir todos os protocolos da Vigilância Sanitária.

O Município pede ainda bom senso e sensibilidade por parte de candidatos e apoiadores para que os números se mantenham em queda e a cidade continue avançando nas fases de classificação do Plano São Paulo", armou a Prefeitura em nota. Divulgar campanha por meio de aplicativos de celular também é permitido a partir deste domingo, mas com uma série de regras. Irregularidades em propaganda podem resultar em multa e investigação pela Polícia Federal, o que inclui até mesmo ações de cassação de diplomas e mandatos. "Se for constatada alguma fraude, vamos agir", armou o promotor da 267ª Zona Eleitoral de Rio Preto, Marco Antonio Lelis Moreira. 

PREFEITURÁVEIS

O empresário Carlos Alexandre (PCdoB) irá disputar a Prefeitura pela primeira vez e tem como vice a advogada Merli Diniz, do mesmo partido. O candidato tem encontro com Executiva do partido e familiares no primeiro dia de campanha.

O advogado Carlos Arnaldo (PDT) irá disputar campanha para prefeito pela segunda vez. A primeira vez foi em 2016. O pedetista tem como candidato a vice Lawrence Garcia (PV). No primeiro dia de campanha fará visitas a casas de moradores com candidatos a vereador e fará campanha nas redes sociais. Marco Casale entra para a eleição pela primeira vez como candidato do PSL e tem como candidata a vice-prefeita Teresinha Pachá (PSB). A coligação tem apoio do ex-prefeito Valdomiro Lopes (PSB). Ele terá reunião com candidatos a prefeito da região e inauguração de comitê de campanha de candidatos a vereador.

A ex-vereadora Celi Regina da Cruz registrou candidatura pelo PT e tem como candidato a vice João Alfredo, do mesmo partido. No primeiro dia de campanha, Celi irá divulgar a candidatura em live nas redes sociais. Coronel aposentada da Polícia Militar, Helena Reis será candidata a prefeita pelo Republicanos.

O candidato e a vice é o empresário Claudio Bolonhesi (PTB). Ela começa a campanha com caminhada na Vila Toninho. O prefeito de Rio Preto, Edinho Araújo (MDB) tenta a reeleição e terá como candidato a vice o ex-deputado estadual Orlando Bolçone (DEM).

Edinho tem encontro virtual com candidatos a vereador de partidos apoiam sua campanha e irá divulgar material de propaganda neste domingo.

O empresário Filipe Marchesoni (Novo) irá disputar eleição pela primeira vez e tem como vice Aglaê Antunes, do mesmo partido. Marchesoni marcou carretada pela manhã em bairros da região norte para marcar início da campanha.

O vereador Marco Rillo, candidato a prefeito pelo Psol, terá como vice a presidente do partido, Luciana Fontes. No primeiro dia de campanha ele tem encontro em praça no bairro Boa Vista, além de divulgar propaganda na internet.

O médico Paulo Bassan (PRTB) vai disputar a eleição pela primeira vez. O candidato a vice, do mesmo partido, é o advogado Marcelo Zola. Neste domingo, Bassan recebe apoio do deputado federal Coronel Tadeu, do PSL, que vem a Rio Preto, além de uso de redes sociais. Outro prefeiturável a entrar na disputa pela primeira vez é o advogado Rogério Vinícius (DC), que tem como vice a sargento licenciada da Polícia Militar Valquíria Faganelli, também do DC. Rogério não tem atividades de campanha previstas para este domingo.