Rock in Rio 2022 terá cão-robô para ajudar na segurança do festival

Parque Olímpico vai receber 250 shows ao longo de 500 horas de experiência para mais de 700 mil pessoas

Rock in Rio 2022 terá cão-robô para ajudar na segurança do festival - Banco de Imagens


O esquema de segurança para o Rock in Rio, um dos maiores festivais de música do País, vai contar com a presença de um cão-robô. A tecnologia vai ser uma das principais aliadas da equipe de segurança entre os dias 2, 3, 4, 8, 9, 10 e 11 de setembro, quando o Parque Olímpico vai receber 250 shows ao longo de 500 horas de experiência para mais de 700 mil pessoas.


O cão-robô chamado Yellow, que fará parte da equipe, já esteve no Mutua Madrid Open e Rock in Rio Lisboa. Munido de dispositivos tecnológicos, ele utilizará tecnologia 5G para coletar dados do ambiente, como temperatura anormal (detecção de incêndio), detectar eventos suspeitos e se expor a ele - se necessário, evitando o risco à vida humana, e outros tipos de situações que podem impactar a segurança do evento. O Yellow fará reporte em tempo real de todas as informações coletadas aos agentes de monitoramento presentes no Centro de Controle Operacional da SegurPro na Cidade do Rock.

Além disso, a equipe de segurança vai contar também com cerca de dois mil vigilantes e 25 cães treinados. Serão ainda 130 câmeras de segurança, duas câmeras noturnas, uma câmera térmica, dois radares perimetrais, dois drones automatizados, 30 bodycams e software de reconhecimento facial.

Este ano o festival também vai oferecer um serviço de mensagens via SMS com informações sobre o evento, incluindo orientações sobre mobilidade, melhores acessos, previsão do tempo e até dicas de como aproveitar o festival com conforto e tranquilidade Para receber as mensagens, o público deverá fazer um cadastro através do QRcode da campanha, que estará disponível no Ponto Seguro e no Centro de Controle Operacional (CCO), que serão instalados na Cidade do Rock.

O Ponto Seguro também servirá como base de apoio e acolhimento às crianças e pessoas perdidas no evento, até que a equipe localize seus responsáveis. O local funciona ainda como ponto de informações gerais para apoiar qualquer necessidade dos que o procuram.