Rodrigo Garcia declara 'Tolerância Zero' contra a criminalidade

"O bandido que levantar arma para polícia vai levar bala", diz governador de SP que anunciou aumento do patrulhamento da PM em todo o estado

Rodrigo Garcia declara 'Tolerância Zero' contra a criminalidade  - Reprodução


O governador Rodrigo Garcia anunciou nesta quarta-feira (4) que a cidade de São Paulo e todo o estado terá a segurança reforçada, a capital contará com o dobro do policiamento atual, que atualmente é de 5 mil agentes e chegará a 9,7 mil policiais. A iniciativa faz parte da Operação Sufoco, que será realizada em todo o estado para tornar as polícias mais visíveis e presentes nas ruas, com isto aumentando a sensação de segurança da população.


“Eu quero deixar um aviso muito claro a esses bandidos, que eles mudem de profissão ou mudem de estado, porque a polícia vai atrás de cada um deles. Quem cometer crime aqui em São Paulo, vai ser preso. O bandido que levantar arma para polícia vai levar bala da polícia que, dentro dos limites da lei, vai agir com muito rigor em relação à criminalidade”, disse Rodrigo Garcia.




O governador também anunciou que as polícias definiram, em conjunto com empresas de entrega por aplicativo, um sistema de segurança e de fiscalização dos motofretistas para evitar que criminosos se passem por esses profissionais para realizar roubos.

Na cidade de São Paulo, a Operação Sufoco irá realizar ações integradas das polícias Militar e Civil e da Guarda Civil Metropolitana (GCM) em toda cidade, principalmente em 500 pontos de atenção: grandes corredores de trânsito, como as marginais Tietê e Pinheiros, avenida Rebouças e corredor Norte-Sul; áreas com maior incidência de ocorrências; e pontos de desordens.

O contingente ampliado vai permitir a utilização de 1,5 mil viaturas a mais nas ruas, sendo 500 para pronta-resposta às demandas da população. Haverá também o uso de seis helicópteros: cinco aeronaves da Polícia Militar e uma da Polícia Civil.

O aumento do efetivo nas ruas da capital será possibilitado por uma ampliação na quantidade das vagas em programas que permitem que policiais atuem em jornadas extras, ou seja, em seu horário de folga. Neste plano, estarão incluídas as Diárias Especiais por Jornada Extraordinária de Trabalho para a Polícia Militar e a Polícia Civil (Dejem e Dejec, respectivamente), e a Atividade Delegada. O investimento mensal será de R$ 41,8 milhões no pagamento das jornadas extras dos policiais e na utilização das viaturas e das aeronaves.

Tanto a Dejem como a Dejec correspondem a uma diária de oito horas contínuas de atividade policial, com um limite máximo de dez diárias mensais para cada profissional e pagamento realizado pelo Estado. O mesmo sistema ocorre com a Atividade Delegada, que existe desde 2009 na Capital e tem o pagamento efetuado pela Prefeitura.

A Guarda Civil Metropolitana também vai colocar 750 homens a mais nas ruas, por meio do pagamento da Diária Especial de Atividade Complementar. Hoje, a média de guardas municipais nas ruas diariamente é de 1.824 homens. Com a Operação Sufoco, esse número saltará para 2.574 por dia.

Falsos entregadores de delivery

Para realizar a fiscalização de motofretistas, foi firmado um convênio entre o Governo de São Paulo e as empresas para compartilhamento dos bancos de dados dos aplicativos com o Detecta, sistema de monitoramento inteligente do Governo do Estado composto pelo monitoramento de câmeras combinado com o maior banco de dados de informações policiais da América Latina. Esse compartilhamento já começou e está sendo ampliado.

A troca da base de dados será incorporada para facilitar a identificação de falsos entregadores de delivery, que utilizam mochilas dos aplicativos de entrega para não chamar a atenção e praticar crimes. Será realizada ainda uma campanha de conscientização sobre os serviços de entrega por aplicativos, em uma parceria entre o Governo do Estado e as empresas da área. Isso levará para as ruas ações educativas sobre as iniciativas que visam valorizar a profissão e proteger a população.

Continuarão a ser feitas as blitze, que abordaram mais de 740 veículos entre sexta-feira (29/4) e sábado (30/4). As medidas anunciadas pelo Governo do Estado se somam a outras que têm por finalidade combater toda modalidade criminosa, com um olhar atento aos crimes patrimoniais e os cometidos por falsos entregadores de delivery. Uma delas é a Operação Capital Mais Segura, iniciada no dia 21 de março, com a integração da PM, PC e GCM, e que já foi responsável pela apreensão de 45 veículos e a detenção de cem pessoas.

A Secretaria da Segurança Pública mantém diálogo permanente com representantes do setor e empresas de entregas por aplicativos para aprimorar a segurança dos usuários e da população em geral. Nesta terça-feira (3), uma nova reunião com representantes das polícias da Capital e das empresas de entregas por aplicativo foi realizada no Palácio dos Bandeirantes para tratar do tema.