Rodrigo Garcia visita fase final de obras do novo Hospital das Clínicas da FMUSP de Perdizes

Rodrigo Garcia visita fase final de obras do novo Hospital das Clínicas da FMUSP de Perdizes - Divulgação


O governador Rodrigo Garcia vistoriou nesta sexta-feira (15) a reta final de obras do novo Hospital das Clínicas da FMUSP de Perdizes, na zona oeste da capital. A unidade, que tem previsão de funcionamento para setembro, contará com 200 leitos para pacientes em tratamento contra álcool e drogas e também será retaguarda do complexo do HC. O novo hospital vai colaborar no combate à Cracolândia ao ampliar o atendimento de saúde para pessoas portadoras de dependência química no município de São Paulo. 


O edifício conta com uma área de 23 mil m² e abrigará um centro de tratamento de doenças relacionadas ao uso de álcool e drogas, unidade de hospital-dia, 80 leitos de internação, ambulatórios médicos e multiprofissionais, ginásio de fisioterapia e atividades físicas e espaços de convivência e reuniões terapêuticas.

O local também contemplará uma unidade de internação de transição de cuidados de pacientes em diversas especialidades, com 120 leitos para a assistência integral a casos agudos não-críticos, possibilitando melhor rotatividade dos leitos de internação dos demais institutos do complexo HCFMUSP. Esse bloco será equipado com tomógrafo computadorizado, raio-x digital e ultrassonógrafo, além de posto de coleta para exames de análises clínicas que atenderá todo o complexo.

O investimento do Governo de São Paulo para as obras foi de R$ 79,3 milhões. Outros R$ 12 milhões estão sendo investidos para a aquisição de equipamentos e mobiliários.
 
“A unidade em Perdizes amplia e aprimora o fluxo de atendimento aos pacientes de todo o complexo do Hospital das Clínicas, em um novo espaço com estrutura assistencial de internação e consultas ambulatoriais. Além disso, vamos ter um local centralizado e especializado para patologias relacionadas ao uso de drogas e álcool, beneficiando o paciente do Sistema Único de Saúde (SUS) que necessita deste tipo de assistência”, afirma o presidente do Conselho Deliberativo do HCFMUSP, Tarcísio Eloy Pessoa de Barros Filho.

O “HCFMUSP Perdizes” entra em funcionamento de modo gradual a partir de setembro. Quando estiver em plena capacidade, poderá realizar mais de 2,2 mil internações anuais, mais de 5 mil atendimentos em regime de hospital-dia, mais de 16 mil consultas médicas ambulatoriais, além dos demais atendimentos multiprofissionais, como psicologia, fisioterapia, fonoaudiologia e assistência social, entre outros.