Rússia concorda em renovar acordo de exportação com Ucrânia, diz ONU

Rússia concorda em renovar acordo de exportação com Ucrânia, diz ONU - Reprodução


A Rússia concordou em renovar o acordo com a Ucrânia, a Turquia e as Nações Unidas que permite a exportação de produtos agrícolas ucranianos através de um corredor pelo Mar Negro, disse o secretário-geral da ONU, António Guterres. "Saúdo o acordo de todas as partes para continuar a iniciativa de grãos do Mar Negro", disse Guterres em um comunicado. O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, disse em um tuíte que o "acordo de grãos será prolongado", chamando-o de "decisão fundamental na luta global contra a crise alimentar".


Mais cedo, o ministro de Infraestrutura da Ucrânia, Oleksandr Kubrakov, já havia dito que a iniciativa seria estendida por mais 120 dias.

No entanto, a Rússia ainda não anunciou a renovação do acordo, que deveria expirar neste fim de semana.

A agência de notícias estatal russa RIA Novosti informou que uma decisão de Moscou é provável nesta quinta-feira.

O presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, que desempenhou um papel fundamental na orquestração do acordo original, disse na quarta-feira, 16, em uma cúpula do G20 na Indonésia, que o presidente russo, Vladimir Putin, sinalizou que estava aberto a uma extensão da iniciativa.

Também não houve confirmação ainda se os termos do acordo continuam sendo os mesmos.

A Rússia já pressionou a Ucrânia para permitir a exportação de amônia russa por meio de um oleoduto em todo o país.

As autoridades ucranianas relutaram, citando preocupações de segurança sobre o armazenamento do material no terminal do oleoduto em Odessa, bem como a sensibilidade política na Ucrânia

"As Nações Unidas também estão totalmente empenhadas em remover os obstáculos remanescentes à exportação de alimentos e fertilizantes da Federação Russa", destacou Guterres.