Sabatina no SBT: Haddad apresenta propostas para cidades do Interior, Vale do Paraíba e Litoral

Candidato do PT ao governo do Estado falou sobre Transporte, Saúde, Segurança Pública, geração de empregos, entre outros temas

Sabatina no SBT: Haddad apresenta propostas para cidades do Interior, Vale do Paraíba e Litoral - Reprodução/SBT


Fernando Haddad participou nesta quinta-feira (20) de sabatina realizada por afiliadas do Interior do canal SBT. O candidato do PT ao governo do Estado de São Paulo apresentou as suas propostas para cada uma das regiões alcançadas pela emissora.


Confira abaixo os principais temas abordados por Fernando Haddad:

HC de Ribeirão Preto

Com relação à Saúde, o candidato considera urgente solucionar os problemas enfrentados pelo Hospital das Clínicas em Ribeirão Preto, que atende também as cidades de Franca, Barretos e Itumbiara. A unidade enfrenta dificuldades na contratação de profissionais e construção de novos leitos - neste ano a unidade de emergência chegou a receber 75 pacientes para atendimento em 24 leitos. A exemplo de outros hospitais do Interior, o HC de Ribeirão também tem interrompido atendimentos e cirurgias por conta da superlotação.

“O reajuste da Tabela SUS é fundamental. Lula já se comprometeu a reavaliar a distribuição de verbas para procedimentos médicos em cada Estado. Precisamos também recuperar a Nota Fiscal Paulista para apoiar as Santas Casas, que não estão recebendo repasses do Governo de João Doria e Rodrigo Garcia. Vamos levar Hospitais Dia para o todo o Interior. Será uma unidade para cada 400 mil habitantes. Isso dará uma agilidade muito grande e vai desafogar os hospitais regionais e as Santas Casas”.

Campinas e Baixada Santista

Uma das principais propostas de Fernando Haddad, caso seja eleito governador do Estado de SP, é criar o Bilhete Único Metropolitano. As regiões de Campinas e Santos estão entre as primeiras que deverão receber o benefício que unifica as tarifas de transporte e gera economia no bolso do trabalhador e da trabalhadora.

"Vamos começar pelas regiões metropolitanas. Depois, as cidades vão ser escolhidas gradualmente por um critério objetivo: quantidade de pessoas que vivem numa cidade e trabalham em outra. Hoje tem pessoas que gastam R$ 15 na ida e R$ 15 na volta e nem sempre o empregador banca esse custo. Com o Bilhete Único Metropolitano, quem está em busca de um emprego também terá mais condições de conseguir uma vaga no mercado porque não terá de gastar tanto para se deslocar".

Cracolândias no Interior

Em cidades da região de Araçatuba e Sorocaba, um dos problemas que chamam a atenção é o surgimento de cracolândias na região. Para resolver o problema, Haddad pretende retomar o De Braços Abertos, implantado quando foi prefeito da Capital, e encerrado pelas gestões anteriores.

“Eu sou a favor da lei de 2006 (conhecida como Lei de Drogas), que separa a drogadição do tráfico. Nós estamos vendo as cracolândias se espalherem para o Interior, porque o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, acabou com o programa De Braços Abertos, que estava dando resultados bastante significativos. Hoje, diante da truculência na região da cracolândia, muitos usuários estão indo para o Interior. Temos que acolher as pessoas, oferecer tratamento a quem precisa e prender os traficantes”, assegurou Haddad.

Empresas do Vale do Paraíba e indústria de calçados de Jaú e região 

O candidato avalia que o desemprego e o fechamento de empresas no Vale da Paraíba são resultado direto do aumento de impostos promovido pela atual gestão estadual. “Nós estamos perdendo muito emprego e empresas. SP está passivamente aguardando a guerra tributária enquanto a guerra fiscal consome o emprego dos paulistas. Eu vou entrar na briga, caso seja eleito governador, e preservar os empregos da população.

O governo federal vai aprovar a reforma e acabar com essa guerra.  Além disso, vou usar o conhecimento das universidades para gerar emprego de qualidade e tecnologia. Nós temos como reindustrializar SP com as nossas forças. Esse é o segredo para não deixar as indústrias sangrarem ainda mais. Nós produzíamos 40% de calçados do país. Agora é 7,9%. Isso aconteceu porque o atual governador subiu o ICMS para 18% durante a pandemia. Ninguém aguenta pagar esse tributo. É atribuição do governador preservar os empregos”, conclui Haddad.

Ligação seca entre cidades do Litoral

Uma das grandes reivindicações de quem mora em cidades do Litoral é a construção de ligação seca feitas sobretudo por meio de túneis. Haddad é favorável à medida que, embora mais cara do que ligações por balças, traz muito mais benefícios. 

"São Paulo foi o último colocado em investimentos federais. Tarcísio, enquanto ministro da Infraestrutura, não fez nada por aqui. Nós vamos tirar do papel os túneis porque nós vamos reinvindicar suporte do governo federal para realizar a obra. Vamos fazer os túneis porque o retorno vai ser melhor para a região".

Segurança Pública

O anúncio de que Tarcísio de Freitas pretende dar status de secretaria para as polícias Militar e Civil, importando o modelo fracassado do Rio de Janeiro, tem causado enorme preocupação em especialistas sobre Segurança Pública. Haddad é completamente contra a proposta.

"Vamos manter as polícias Militar e Civil integradas. Nós vamos fazer exatamente o que fizemos (durante o governo Lula e Dilma) com a Polícia Federal, que é dar condições para que a investigação chege às organizações criminosas. Dividir em duas secretarias é um erro grosseiro de quem não entende de segurança pública. Rio de Janeiro é território de milícia e tráfico. Lá tem muita coisa boa que podemos importar, menos na área de Segurança Pública".