Saúde de Dracena aplica 80 doses vencidas de covid-19 em pacientes

Prefeito disse que, apesar de erro, dose não traz risco à saúde dos moradores da cidade

Saúde de Dracena aplica 80 doses vencidas de covid-19 em pacientes - Divulgação/Prefeitura de Dracena


A Secretaria Municipal de Saúde de Dracena (SP) informou nesta quinta-feira (22) que 80 pessoas receberam vacinas vencidas contra a Covid-19​. De acordo com a prefeitura, as doses são da fabricante OxFord-AstraZeneca, do lote 4120Z001​. Elas​ foram aplicadas no município nos dias 14 e 15 de abril​ por uma falha na gestão dos estoques.


De acordo com o prefeito da cidade, André Kozan (Patriota), o erro será investigado, mas não traz riscos à saúde dos moradores, que serão vacinados novamente em até 30 dias.

"A partir de hoje, 23, equipes da Vigilância Epidemiológica da cidade iniciarão visitas a essas pessoas para orientação. ​O caso situação já foi comunicada ao Grupo de Vigilância Epidemiológica (GVE), de Presidente Venceslau.​ O procedimento foi considerado inadequado, a dose será inválida e a orientação é a revacinação após 30 dias com a vacina de outro laboratório", disse a prefeitura.

A Secretaria Estadual de Saúde disse que cabe ao município monitorar e prestar assistência aos pacientes, se necessário, e sobretudo zelar pela verificação da dose antes de aplicá-la, conferindo lote e demais detalhes que devem ser cadastrados e registrados na carteira de vacinação do cidadão.

"O Estado é responsável por distribuir as doses e compartilhar com os municípios as diretrizes do PNI (Programa Nacional de Imunizações) e do PEI (Plano Estadual de Imunização) contra COVID-19 de SP, que estabelecem os critérios de aplicação das vacinas, bem como os procedimentos em eventual erro de administração ou inconformidade do imunizante. Nestas situações, a falha deve ser reportada na plataforma VaciVida para que a Vigilância Epidemiológica proceda com a análise e orientações", afirmou.

A reportagem do sbtinterior.com questionou a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) sobre o caso, mas ainda não recebeu retorno.