Secretaria do Bem-Estar Animal é sancionada em Rio Preto

Nova pasta vai incrementar políticas públicas voltadas à causa animal na cidade

Secretaria do Bem-Estar Animal é sancionada em Rio Preto  - Fabrício Spatti/SMCS


A lei que cria a Secretaria do Bem-Estar Animal de São José do Rio Preto (SP) foi sancionada na tarde desta quinta-feira (1º) pelo prefeito Edinho Araújo. O ato foi acompanhado por secretários e vereadores. A norma foi aprovada pela Câmara na sessão de terça-feira (30).


Quem estará à frente da recém-criada pasta é a vereadora Cláudia De Giuli (MDB), que se afastará do Legislativo para comandar a secretaria. Além de coordenar os serviços hoje existentes no município, a secretaria deve incrementar as políticas públicas voltadas aos animais no município. Edinho ressaltou a conquista para a causa animal e destacou o ingresso de mais uma mulher no primeiro escalão.

“Eu respiro, vivo, sou 100% da causa animal. Isso está no meu sangue. É uma honra ter sido convidada para ser a primeira secretária. A expectativa é reunir tudo o que já temos e fazer muito mais. Teremos verba própria a partir do ano que vem e funcionários concursados”, afirma Cláudia. A posse ainda não está marcada.

A Secretaria do Bem-Estar Animal será composta por 16 servidores, 13 dos quais serão concursados, entre veterinários, técnicos e agentes administrativos. Vai reunir os seguintes serviços: o Pet Park, Feiras de Adoção, castração em massa, recolha e tratamento de animais vítimas de maus-tratos e atropelados, além da parceria com o curso de medicina veterinária do Centro Universitário de Rio Preto (Unirp).

Em relação aos projetos, há a previsão de implementação do Hospital Veterinário, por meio do Programa Meu Pet, do governo do Estado. Nessa parceria, a prefeitura fornece a área e o Estado fica responsável pela construção predial e fornecimento de equipamentos. Também está previsto a edificação de um canil no Centro de Progressão Penitenciária (CPP) de Rio Preto.