Semae avalia possibilidade de racionamento parcial em Rio Preto

De acordo com a autarquia, situação é preocupante devido ao baixo volume de chuva nos últimos meses

Semae avalia possibilidade de racionamento parcial em Rio Preto  - Divulgação/ Semae Rio Preto


O Serviço Municipal Autônomo de Água e Esgoto de São José do Rio Preto (SP) informou nesta segunda-feira (5) que analisa a possibilidade de um racionamento parcial na cidade. Neste fim de semana, técnicos da autarquia realizaram avaliações sobre as condições da Represa Municipal para fornecer água à ETA Palácio das Águas (Estação de Tratamento de Água). Os trabalhos concluíram que, no momento, não há necessidade de um racionamento de água nos bairros abastecidos. No entanto, a possibilidade não é descartada. Uma nova avaliação será feita aqui 10 dias.


Segundo Fábio Furlan, gerente de Operação e Manutenção de Água, o nível de água na Represa está 1,5 centímetro de água abaixo do vertedouro no lago 1 e no lago 3, está 3 centímetros acima do vertedouro.

“Diminuímos o volume de captação de água da Represa de 450 l/s para 300 l/s. Como o sistema é interligado aumentamos a produção dos poços para compensar a diferença. Isso está permitindo evitar o racionamento.”, disse.

A situação é preocupante por causa do baixo volume de chuvas nos últimos meses. Neste ano, choveu 715 milímetros. A quantidade de chuvas, em 2022, é menor que em 2020, quando no mesmo período choveu 815 milímetros, ou seja, uma diferença de 100 milímetros. Naquele ano, o Semae fez 40 dias de racionamento começando no dia 17/9 e terminando no dia 26/10.

Segundo o superintendente do Semae, Nicanor Batista, todos os esforços estão sendo feitos para evitar o racionamento.

“O mais importante é a colaboração da população. Estamos passando por um período de pouca disponibilidade hídrica. O momento requer a economia no consumo de água, ou seja, o importante é o uso racional. Façam o uso de água com cautela, de forma responsável e sem desperdício”, declarou.

Os usuários podem adotar as seguintes dicas para um uso mais sustentável e equilibrado de água:

-  Desligar o chuveiro sempre que possível, ao tomar banho;

-  Ao lavar o rosto, os dentes e as mãos, fechar a torneira para a água não ficar escorrendo;

-  Reutilização de água, principalmente da máquina de lavar roupas;

- Ficar atento para possíveis vazamentos;

- Limpar a calçada com vassoura no lugar de lavar com mangueira;

- Lavar a louça com a torneira desligada enquanto ensaboa.