SP entrega 10 milhões de doses da Coronavac ao Brasil nesta quinta

Instituto Butantan confirma novo acordo com o Ministério da Saúde para agilizar vacinação infantil em todo o país

SP entrega 10 milhões de doses da Coronavac ao Brasil nesta quinta - Reprodução


O Governador João Doria anunciou que o Estado de São Paulo entrega nesta quinta-feira (17) um lote de 10 milhões de doses da Coronavac ao Ministério da Saúde. O Instituto Butantan confirmou um novo acordo para reforçar e agilizar a imunização de crianças contra a Covid-19 em todo o Brasil.


“A presença de mais 10 milhões de doses certamente permitirá a aceleração do processo de vacinação infantil. Com isso, estaremos ajudando outros Governos Estaduais e ficamos muito felizes por mais essa contribuição que o Governo de São Paulo e o Instituto Butantan oferecem ao Brasil para apoiar a saúde e proteger vidas”, disse Doria.

A aplicação da Coronavac em crianças e adolescentes foi aprovada pela Anvisa no último dia 20 de janeiro. Há 15 dias, o Butantan formalizou ao Ministério da Saúde uma proposta de fornecimento de 10 milhões de doses da vacina. O documento foi enviado em resposta a consulta da própria pasta federal.

“Nós entregaremos a totalidade das 10 milhões de doses que já saem amanhã para os depósitos do Ministério da Saúde. O contrato foi assinado e, portanto, a liberação será imediata. Neste momento, estamos nos preparando para fazer esta entrega amanhã de manhã”, explicou o Presidente do Instituto Butantan, Dimas Covas.

No Brasil, as crianças de 5 anos e as imunossuprimidas de 5 a 11 anos só podem receber o imunizante da Pfizer, enquanto as demais podem ser protegidas pela Coronavac. Todas as vacinas aprovadas pela Anvisa são seguras e eficazes.

As 10 milhões de doses já estão envasadas e certificadas pelo rigoroso controle de qualidade do Butantan.  Em 2021, o Butantan forneceu 100 milhões de doses ao Programa Nacional de Imunizações, encerrando o contrato antes do tempo previsto, em meados de setembro.

A CoronaVac foi a primeira vacina aplicada no país e garantiu a proteção dos grupos mais vulneráveis ao coronavírus, como idosos e profissionais de saúde. A vacina é produzida em parceria com a biofarmacêutica chinesa Sinovac.