Técnico dos EUA é investigado após admitir que agrediu a mulher em 1991

De acordo com a entidade, o processo aberto levantou novas suspeitas de "comportamentos inapropriados" mais recentes praticados por Berhalter já no cargo de técnico da equipe nacional

Técnico dos EUA é investigado após admitir que agrediu a mulher em 1991 - Divulgação



A Federação de Futebol dos Estados Unidos contratou uma investigação independente após Gregg Berhalter, técnico da seleção americana, admitir que agrediu sua mulher Rosalind, em 1991, quando ainda não eram casados. De acordo com a entidade, o processo aberto levantou novas suspeitas de "comportamentos inapropriados" mais recentes praticados por Berhalter já no cargo de técnico da equipe nacional.



De acordo com comunicado divulgado pelo treinador, o caso de agressão de 30 anos atrás veio à tona durante a Copa do Mundo, depois que uma pessoa ligou para a federação e disse que tinha uma informação que o "derrubaria". "No outono de 1991, conheci minha alma gêmea. Estávamos saindo há quatro meses quando aconteceu o incidente que mudou o futuro de nossa relação. Uma noite, saímos para beber em um bar local. Rosalind e eu discutimos. Tornou-se físico e eu chutei as pernas dela", escreveu.

No comunicado, assinado também por Rosalind, o técnico conta que autoridades não foram envolvidas e que buscou "terapia para crescer, aprender e melhorar" após o episódio. Também afirmou nunca mais ter sido violento com uma mulher e que sente vergonha da agressão até hoje.

"Foi um evento único e isolado ocorrido há três décadas. Uma decisão horrível foi tomada por uma pessoa de 18 anos. Rosalind me perdoou. A intenção deste comunicado é mostrar transparência e reforçar que uma decisão ruim tomada por um adolescente não necessariamente o define pelo resto de sua vida. Não iremos nos esconder disso. Não fizemos na época, e não o faremos agora", disse.

Após a confissão pública de Berhalter, a Federação de Futebol dos Estados Unidos divulgou uma nota, na terça-feira, na qual anuncia a abertura de uma investigação independente realizada por uma empresa de advocacia contratada. De acordo com o texto, o processo levou à descoberta de "um potencial comportamento inapropriado" do treinador .

"Nós expandimos nossa investigação para incluir essas acusações", diz o texto divulgado pela entidade. "Nós apreciamos Gregg e Rosalind por falarem abertamente sobre o incidente. Comprometidos com a transparência, vamos compartilhar publicamente os resultados da investigação quando estiverem completos. A Federação condena qualquer tipo de violência e leva as acusações muito a sério."

O contrato de Berhalter com a seleção terminou em dezembro, mas sua permanência vinha sendo avaliada. Segundo a federação americana, um nome será anunciado nos próximos dias para treinar o time neste primeiro do mês do ano, no qual os EUA enfrentarão Sérvia e Colômbia, em amistosos marcados para os dias 26 e 28, respectivamente.

Sob o comando da equipe nacional na Copa do Mundo do Catar, Gregg Berhalter conseguiu terminar a fase de grupos em segundo lugar do Grupo B, após vitória sobre o Irã e empates com Inglaterra e País de Gales. Foi eliminado nas oitavas de final, fase em que acabou derrotado por 3 a 1 para a Holanda.