'Temos de ver muito mais alívio na inflação', afirma dirigente do Fed

A presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano) de São Francisco, Mary Daly, afirmou nesta sexta-feira, 30, que "temos de ver muito mais alívio na inflação" nos Estados Unidos. Durante entrevista à emissora de televisão Newsy, ela disse que a economia "começa a ver os benefícios" das altas de juros, mas ainda "não vencemos de maneira alguma" a batalha para levar a inflação ao consumidor de volta à meta de 2%.

Sem direito a voto nas decisões de política monetária neste ano, Mary Daly enfatizou que a prioridade do Fed neste momento é reduzir a inflação, "por isso temos adotado um ritmo muito rápido de altas de juros". Segundo ela, já há algum alívio do lado da demanda, "um pouco menor", enquanto a oferta melhora.


Questionada sobre o nível em que os juros podem estar ao fim deste ano, Daly comentou que espera mais altas de juros nas duas reuniões restantes de 2022, mas não se comprometeu com um número preciso.

Ela ressaltou que o Fed não tem um rumo predeterminado e disse que responderá aos próximos indicadores para chegar a essas decisões.

Mary Daly ressaltou em vários momentos a prioridade no combate à inflação. Ela disse que a inflação acaba por deixar a economia mais frágil e que controlá-la deixa o quadro mais "saudável e sustentável".