Terremoto na Turquia e Síria mata milhares de pessoas

Tremor foi o pior desde 1939 na região, segundo o governo turco, deixou rastro de destruição nos dois países e foi sentido também em Israel, Líbano, Iraque e Chipre. Milhares estão desaparecidos

Terremoto na Turquia e Síria mata milhares de pessoas - Reprodução/Twitter/UNOCHA


O terremoto de magnitude 7,8 que destruiu a Turquia e a Síria já deixou pelo menos 2.600 mortos, de acordo com a última atualização oficial. O terremoto deixou rastros de destruição nos dois países, com centenas de pessoas desaparecidas.


Segundo relatos, o tremor durou mais de um minuto e meio. Acredita-se que haja mais de três mil feridos e centenas de pessoas ainda estejam presas sob os escombros de centenas de prédios que ruíram. O número de vítimas deve aumentar à medida que equipes de resgate vasculham montes de destroços em cidades e vilas da região atingida.

A pequena Raghad Ismail, de 18 meses, é uma das sobreviventes. Ela foi resgatada dos escombros de seu apartamento na Síria depois que seu prédio desabou no terremoto da madrugada desta segunda-feira (6). Mas a maior parte de sua família, incluindo sua mãe, não sobreviveu.

A criança foi resgatada ilesa dos escombros em Azaz e está sendo cuidada por um tio. Segundo ele, seus dois irmãos morreram junto com a mãe, que estava grávida.

A tragédia aconteceu às 4h17 no horário local (22h10 de domingo no horário de Brasília).

O epicentro foi próximo a Gaziantepe, cidade turca de aproximadamente dois milhões de habitantes perto da fronteira com a Síria.

AJUDA DO MUNDO

Funcionários da ONU (Organização das Nações Unidas) estão na Turquia e na Síria para avaliar os estragos e prestar ajuda às famílias das vítimas.

"Vamos trabalhar juntos para ajudar todos os atingidos por este desastre, muitos dos quais já estavam em extrema necessidade de ajuda humanitária", disse o secretário-geral da ONU, António Guterres.

Além da ONU, o presidente americano, Joe Biden, ofereceu apoio à Turquia, além de líderes mundiais da Alemanha e Grécia e do presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva.



"Nossas equipes estão se mobilizando rapidamente para começar a apoiar os esforços turcos de busca e resgate e atender às necessidades dos feridos e deslocados pelo terremoto", disse Biden em um comunicado divulgado pela Casa Branca.

O governo da Rússia também informou que enviará equipes de resgate para a Síria e para a Turquia.