TSE cassa direitos políticos de vereador araçatubense

Empresário deixa cargo após ato da mesa diretora; suplente João Moreira será empossado

TSE cassa direitos políticos de vereador araçatubense - Evandro Molina (à esquerda) perdeu direitos políticos e será substituído por João Moreira (à direita)


O empresário Evandro Molina, eleito vereador pelo PP (Partido Progressista), deve deixar a cadeira que ocupa na Câmara Municipal de Araçatuba ainda nessa quinta-feira (24) dando a vez para o funcionário público, pastor e também progressista João Moreira. Em decisão, na noite desta quarta-feira (23), desembargadores do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), suspenderam os direitos políticos de Molina.


O presidente da Casa, vereador Alceu Batista de Almeida Júnior, adiantou para a reportagem do 018 News, que ainda nesta quinta-feira (24) a mesa diretora irá se reunir e assinar ato oficializando o afastamento de Molina. Na sequência, também por meio de ato, será marcada a posse de João Moreira.

No pleito de 2020, Molina teve 1.907 votos válidos contabilizados, mas sua eleição foi impugnada a pedido do Ministério Público Eleitoral, com base na Lei da Ficha Limpa, devido a uma decisão judicial, em segunda instância, que o condenou, em ação penal, ao cumprimento de três anos de reclusão em regime inicial aberto e ao pagamento de dez dias multa, substituindo a pena privativa de liberdade, pelo mesmo período, por duas restritivas de direitos.

A Lei da Ficha Limpa impede a candidatura de políticos com condenação em segunda instância determinada por órgãos colegiados.

Na ocasião, após recurso em instância local, advogados do empresário conseguiram reverter a decisão e ele foi diplomado e assumiu uma cadeira na Câmara de Araçatuba.

Embora o empresário tenha saído vitorioso naquele momento, o processo continuou correndo em esfera superior, culminando com a decisão desta quarta-feira.

TERCEIRO MAIS VOTADO

O pastor João Moreira, que até então havia ficado apenas com o “cheirinho” do Legislativo, chega na casa carregando a expectativa de 1.724 eleitores que confiaram o voto nele, na eleição de novembro de 2020.

Moreira foi o terceiro candidato mais votado do PP, ficando atrás apenas de Molina, segundo mais votado e, do fisioterapeuta Maurício Bem-Estar, que obteve 2.285 votos e foi o vereador mais bem votado de Araçatuba na última eleição.