Último dia do Conexidades debate violência política contra a mulher

Painel com representantes discutiu a necessidade de políticas públicas para acabar com a modalidade de violência

Último dia do Conexidades debate violência política contra a mulher - Reprodução


​​Pela primeira vez a pauta feminina foi levada ao Conexidades. No último dia do evento, neste sábado, representantes do público feminino em cargos políticos falaram das dificuldades em realizar políticas públicas que façam a diferença e sejam decisivas nas pautas da sociedade, mas também para combater o machismo na política.


"A famosa violência política, contra as mulheres, é muito comum. São várias que tem microfone cortado nas sessões, não tem carro, presidente das Câmaras que não liberam para que as representantes possam viajar. Tem que acabar isso de a mulher ser apenas estatística. E não é discurso feminista, estou feliz com o tanto de homens presentes aqui na plateia", disse presidente executiva da Uvesp, Silvia Melo.

"Que sociedade é essa que traz, de forma tão naturalizada, essa forma de violência? Até mesmo em processos judiciais pode haver desvio de conduta para violar os direitos das mulheres. Aprovamos recentemente a Lei Mariana Ferrer. Precisamos falar o que ela passou? Precisamos. Reflexões são necessárias em todos os ambientes relacionais", disse a Amine Haddad, juíza do TJ-MT. "Caçar a palavra, desqualificar a fala, nada mais é do que uma projeção dessa modalidade, que traz diferenças entre homens e mulheres", completou.

​O EVENTO

Durante os cinco dias de evento, centenas de autoridades passaram por Olímpia para prestigiar o 4º Conexidades​ e participar dos painéis​.

Além dos principais prefeitos da região, vereadores e secretários, o evento recebeu o ex-presidente Michel Temer, o presidente da Alesp (Assembleia Legislativa de SP), Carlão Pignatari. Também houve grande participação da iniciativa privada, com a presença de centenas de empresários de diferentes setores.

O SBT, emissora oficial do evento, contou com um stand próprio e o Tela 2, plataforma de streaming da emissora, lançou a série 'É Hora de Viajar', que vai valorizar o turismo e dar apoio à retomada do setor, mostrando o que o interior paulista tem de melhor.​ 

​"O SBT Interior é uma concessão pública de comunicação e está fazendo seu papel, levar para a população informação e responsabilidade, todos nós temos parte nessa retomada. Olímpia é uma das cidades que serão mostradas durante a série, nós só temos que agradecer e parabenizar a emissora", afirmou​ o presidente de Olímpia, Fernando Cunha.​

Clique aqui e leia tudo sobre o evento