​Variante de Manaus é comprovada em casos de covid-19 em Dracena

Cidade do oeste paulista vive colapso do sistema de saúde e explosão de casos e mortes

​Variante de Manaus é comprovada em casos de covid-19 em Dracena - Divulgação


​A Prefeitura de Dracena confirmou nesta sexta-feira (5) que a variante do novo coronavírus responsável pelo aumento expressivo de casos em Manaus (AM), foi detectada em nove amostras analisadas na cidade do oeste paulista.


De acordo com a prefeitura, a coleta foi feita em um laboratório local e enviada para uma empresa de Barueri, que identificou a variante P.1 em nove das 10 amostras coletadas.

A variante foi identificada pela primeira vez no início de janeiro, em Manaus, está ligada ao aumento do número de casos no estado do Amazonas e, também no município de Araraquara, como foi divulgado recentemente pela mídia.

Embora existam centenas de variantes do coronavírus já identificadas no mundo, a variante brasileira P1 tem mutações que tornam o coronavírus mais contagioso e também mais resistente a anticorpos da doença, o que pode aumentar o número de casos inclusive entre as pessoas que já se recuperaram da doença. A P1 já foi identificada em nove estados brasileiros, entre eles Ceará, Espírito Santo, Pará, Paraíba, Piauí, Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo.

A médica coordenadora da UTI Covid da Santa Casa de Dracena, Aline Damasceno, informou que essa confirmação da P.1 na cidade muda completamente todo o esquema de trabalho.

"Hoje estaremos em reunião o dia todo para tratar sobre isso. Iremos entrar em contato com o Hospital Emílio Ribas, procurar uma alternativa, saber um pouco mais a respeito dessa cepa. O comportamento dos pacientes, a evolução da doença é totalmente diferente e muito mais agressiva, isso já havia nos assustado com a evolução dos nossos pacientes. Vamos tentar gerar um novo plano de ação para poder atender esses pacientes mais precocemente para poder intervir e agora buscar informações para poder montar um protocolo de atendimento para isso. Todos nós estamos muito cansados, é muito complicado ver tanta gente nova morrendo. Vamos precisar preparar a equipe para atender", finalizou.

A cidade soma 85 óbitos em decorrência da covid e vive o pior momento desde o início da pandemia.