Veja calendário de pagamento do IPVA de 2022 em SP

O pagamento da primeira parcela começa no dia 10 de janeiro, para placa final 1, e assim por diante, até 21 de janeiro, para placa final 0

Veja calendário de pagamento do IPVA de 2022 em SP - Reprodução


O governo de São Paulo já divulgou o calendário de pagamento do IPVA de 2022 e anunciou um desconto de 9% para os proprietários de veículos usados que quitarem o imposto em parcela única. Também será possível fazer o pagamento em até cinco vezes sem juros. O pagamento da primeira parcela começa no dia 10 de janeiro, para placa final 1, e assim por diante, até 21 de janeiro, para placa final 0. Os proprietários de veículos usados que pagarem o imposto integralmente em fevereiro ou optarem pelo parcelamento, terão redução de 5%. Os valores do IPVA estarão disponíveis  para consulta nos próximos dias. 


Especialistas apontam que o IPVA 2022 terá aumento médio de 30% no estado. Para os donos de veículos zero km, o desconto continua de 3% no pagamento até o quinto dia da emissão da nota fiscal, e os que preferirem também poderão parcelar em cinco vezes, sem desconto. O contribuinte que deixar de recolher o imposto fica sujeito a uma multa de 0,33% por dia de atraso e juros com base na taxa Selic. Passados 60 dias, o percentual da multa fixa-se em 20% do valor do imposto. 

A frota total no estado de São Paulo é de aproximadamente 26 milhões de veículos. Desses, quase 20 milhões  estão sujeitos ao recolhimento do IPVA e 7 milhões e meio estão isentos por terem mais de 20 anos de fabricação.

Veja calendário:




  • Cota única em janeiro, com desconto de 9%;

  • Cota única em fevereiro, com desconto de 5%;

  • Parcelando em 5 vezes, de fevereiro a junho, com 5% de desconto, de acordo com o final de placa.