Vídeo mostra passo a passo como se proteger de fraudes no celular e no aplicativo WhatsApp

Delegado especialista em crimes cibernéticos gravou um vídeo para o SBT Interior com as dicas de segurança, assista e se proteja

Vídeo mostra passo a passo como se proteger de fraudes no celular e no aplicativo WhatsApp - Reprodução


Se já foi vítima de criminosos pelo WhatsApp ou pelo celular, então sabe muito bem a dor de cabeça que é isso. Milhares de brasileiros já foram vítimas e levaram prejuízos que somam milhões por causa desse tipo de crime. Para evitar a se tornar mais uma vitima, o sbtinterior preparou uma reportagem especial com dicas de segurança que vão ajudar na proteção contra esse tipo de crime.


O delegado de polícia Higor Vinicius Nogueira Jorge, especialsta em crimes cibernéticos apresenta dicas sobre as fraudes mais comuns praticadas pelo celular e pelo aplicativo WhatsApp. No vídeo o delegado ensina o passo a passo como se proteger e também fala como agem os criminosos. 










 

Todos os dias milhares de pessoas são vítimas desse tipo de crime. Criminosos se apoderam do WhatsApp da vítima, depois que ela informa o código de segurança que ela recebeu via SMS, sendo assim o criminoso passa a pedir dinheiro, como se fosse ela. Outra fraude comum é o golpe da foto do WhatsApp da vítima em que o criminoso usa a foto dela em um número qualquer de WhatsApp e, em seguida, passa a pedir dinheiro para familiares e amigos.

Outro crime que se tornou bastante comum nos últimos anos é o que usa o SMS para fraudar. Os criminosos enviam um SMS se passando por operadoras de telefonia com a informação de que a vítima ganhou um desconto e que deve realizar o pagamento da conta via PIX, no valor promocional. Depois que a vítima paga ela percebe que tratou-se de uma fraude.

Assista ao vídeo gravado pelo delegado especialista em fraudes cibernéticas e compartilhe as dicas de segurança.

Confira as seis dicas de como se proteger:

1. Ativar a verificação em duas etapas

Para habilitar a verificação em duas etapas: acesse configurações no seu aplicativo WhatsApp;selecione a opção “Conta” e depois clique em “configuração em duas etapas”; ative a confirmação em duas etapas inserindo um código de seis dígitos.

Coloque um código que você lembre. Não compartilhe este código de seis dígitos com nenhuma pessoa, somente você deve conhecer e memorizar este PIN.

2. Bloquear mensagens suspeitas

Sempre que você receber qualquer mensagem suspeita, seja de um número estranho ou até mesmo de um contato que está na sua agenda, fique atento.

3. Averiguar informações encaminhadas

Antes de compartilhar qualquer informação ou link, verifique a veracidade dos dados apresentados. Você pode estar compartilhando com seus contatos informações falsas ou colocando essas pessoas em risco.

Ainda, se algum amigo ou familiar enviar mensagem pedindo dinheiro, a primeira atitude em fazer uma ligação telefônica para averiguar se aquele pedido procede.

4. Utilizar apenas o aplicativo da loja oficial

Outro cuidado que deve ser tomado para evitar o ataque de criminosos é na hora de instalar o aplicativo no seu celular. Use apenas o aplicativo da loja oficial, disponível na App Store e Google Play.

Ainda, ao acessar o aplicativo pelo computador, também esteja atento com o serviço utilizado e se usar o WhatsApp web, lembre-se sempre de desconectar o seu login após o uso. Evite utilizar este tipo de serviço em computadores públicos, já que o risco de ataques é maior.

5. Evitar clicar em links curtos desconhecidos

No WhatsApp circulam muitos links perigosos, geralmente relacionados à atuação de fraudadores que têm o objetivo de acessar suas informações pessoais, clonar sua conta praticar crimes.

Por isso a recomendação aos usuários é que eles evitem clicar em links desconhecidos. 

6. Não transmitir informações e dados importantes

Outro cuidado que deve ser é o envio de informações e dados importantes. Você não deve compartilhar senhas, informações pessoais, número de documentos e qualquer outra informação com pessoas por meio de aplicativos.

Conheça o MANUAL DE EDUCAÇÃO DIGITAL, CIBERCIDADANIA E PREVENÇÃO DE CRIMES CIBERNÉTICOS - UM GUIA PARA JOVENS, ADULTOS, EMPRESAS, INSTITUIÇÕES E AUTORIDADES. Acesse: https://www.editorajuspodivm.com.br/manual-de-educacao-digital-e-cibercidadania-um-guia-para-jovens-adultos-empresas-instituicoes-e-autoridades-2021.