Zoonoses promove vacinação contra raiva e feira de adoção

Serviço estará aberto neste sábado, 19/10, das 8h às 14h, para imunizar cães e gatos

Zoonoses promove vacinação contra raiva e feira de adoção - Agência Brasil


 


O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) estará aberto neste sábado, 19/10, das 8h às 14h, para vacinação contra a raiva em cães e gatos, e contará ainda com uma feirinha de adoção de animais. 

Todos os cães e gatos a partir dos quatro meses de idade devem ser vacinados, exceto fêmeas prenhas ou em período de amamentação. Animais com vacinação em atraso também são o foco da ação, já que a vacina antirrábica precisa ser aplicada anualmente.

A vacinação é fundamental para prevenir a raiva, uma zoonose grave que ainda preocupa a região. Em 2024, o CCZ coletou 258 amostras para análise, incluindo dois casos positivos em morcegos. Esses animais são atualmente os principais transmissores da doença no estado de São Paulo.

O CCZ orienta a população a agir com cuidado ao encontrar morcegos, recomendando que o animal seja isolado e que o serviço seja imediatamente notificado. A época de reprodução dos morcegos, que vai de setembro a março, aumenta o risco de contato dos pets com esses transmissores.

Os atendimentos no Zoonoses são realizados por ordem de chegada, mediante apresentação dos documentos pessoais e comprovante de residência.

Serviço

Vacinação antirrábica e feira de adoção no CCZ
Data: sábado, 19/10
Horário: das 8h às 14h
Endereço: Av. Projetada 2, nº 1.721, Estância Jockey Club