14/06/2024 • 13:57:59

97% discordam totalmente de projeto que equipara aborto a homicídio, segundo enquete da Câmara

ESTADÃO CONTEÚDO



Cerca de 97% dos votantes de enquete feita pelo site da Câmara discordam totalmente do projeto de lei que equipara o aborto de fetos de mais de 22 semanas a homicídio, mesmo em casos de estupro, anencefalia fetal ou gravidez de risco. A taxa representa mais de 300 mil pessoas, até as 18h30 da quinta-feira, 13. A pesquisa, disponível no site da Câmara, ainda está aberta.

Na última quarta-feira, 12, a Casa aprovou a urgência de votação do PL em uma iniciativa de enfrentamento ao Supremo Tribunal Federal (STF). A votação aconteceu de modo simbólico e sem que o nome do projeto fosse citado pelo presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL). Alguns parlamentares sequer perceberam o que estava sendo definido. Houve reclamações sobretudo do PSOL, que é contrário à iniciativa.

O projeto tem o apoio da Frente Parlamentar Agropecuária (FPA), da Frente Parlamentar Evangélica (FPE) e da bancada da bala, três dos grupos mais conservadores do Legislativo brasileiro. A votação de urgência acelera a tramitação do projeto.

Com a urgência aprovada, a proposta é analisada diretamente no plenário, sem precisar passar antes por discussões em comissões temáticas da Câmara. A expectativa do autor da proposta, Sóstenes Cavalcante (PL-RJ), e do presidente da FPE, Eli Borges (PL-TO), é que o mérito seja votado na semana que vem. Contudo, ainda há indefinição quanto à data. O governo negocia por uma alteração no texto, por considerá-lo muito duro e aponta que o acordo seria só para a urgência.

Segundo a proposta, a pena para a mulher que interromper uma gestação com mais de 22 semanas é de seis a 20 anos de prisão. Hoje a pena para estupro é de seis a 10 anos de prisão, ampliada para até 12 anos caso o crime envolva violência grave. Se a vítima for menor de 14 anos ou considerada vulnerável por algum outro motivo (como deficiência mental), a lei prevê reclusão de oito a 15 anos, ampliada a no máximo 20 anos se houver lesão corporal grave.
 

‘Programa Eliana’: como será a despedida da apresentadora do SBT

Polícia Militar de Mirassol prende jovem transportando 50 tijolos de maconha em ônibus

Carro bate em parede de concreto e capota na BR-153 em Rio Preto

Como será o primeiro fim de semana de inverno em SP? Veja previsão e cuidados com baixa umidade

Um terço dos empregadores e trabalhadores autônomos estavam formalizados em 2023, diz IBGE

Celeste Arantes, mãe de Pelé, morre aos 101 anos em Santos

Caminhão capota na Washington Luís e motorista morre preso às ferragens, em Catanduva

PM apreende armas e munições após denúncia de disparos em condomínio; cinco são presos

Carro capota após bater em veículo estacionado em avenida de Rio Preto; vídeo

PM Rodoviária e FICCO apreendem mais de meia tonelada de maconha

Algas cobrem Rio Tietê e impedem navegação, turismo e pesca no interior de SP

Campeão mundial, Branco 'ignora' Endrick e diz qual é o melhor jogador do Brasil pós-Neymar

Compartilhe

© Copyright 2024 SBT Interior - Todos os direitos reservados