30/01/2024 • 12:01:47

A cada 100 casas pesquisadas pela Saúde em Votuporanga, 5% têm larvas do Aedes aegypti

DA REDAÇÃO - SÃO JOSÉ DO RIO PRETO



A cada 100 casas visitadas por agentes de saúde em Votuporanga, no interior de São Paulo, 5% estão infestadas com larvas do Aedes aegypti, o mosquito da dengue.

O Índice Breteau (IB), valor numérico que define a quantidade de Aedes aegypti em fase larvária encontrada dentro das residências, e serve como referência para medir o nível de infestação do mosquito, foi divulgado nesta terça-feira (30), pela Secretaria Municipal de Saúde.

De acordo com a Secretaria de Saúde, os dados divulgados hoje mostram o percentual de 389 novos casos positivos de dengue - destes, 6 são tipo 3 (DENV3). No ano passado o percentual foi de 50 casos positivos, com quatro casos tipo 3, considerado raro e que não circulava no Brasil há 15 anos. 

 A primeira vítima a perder a vida para a dengue na cidade em 2024, é uma idosa de 71 anos, do bairro São Cosme. De acordo com a assessoria de comunicação da Prefeitura, ainda não está confirmado qual tipo de vírus ela contraiu. 

Falando sobre chikungunya, Votuporanga contabiliza um caso positivo e quatro aguardam resultado de exames.

Dando continuidade às ações de combate à dengue, a Secretaria da Saúde da Prefeitura de Votuporanga inicia hoje, e segue até quinta (1º), a nebulização veicular noturna nos bairros Matarazzo, Estação, Monte Alto e Palmeiras I. O trabalho consiste em fortalecer as demais medidas que vêm sendo adotadas com o objetivo principal de eliminação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya.

NEBULIZAÇÃO

A nebulização ocorre das 18h às 22h, antes disso, a população recebe, através do carro de som que transita pelas ruas dos bairros, instruções como deixar portas e janelas abertas para que a névoa (fumaça) entre e a ação seja eficaz. Outra orientação que os agentes passam aos moradores é para que protejam frutas e alimentos, comedouros e bebedouros de animais de estimação e gaiolas de pássaros.

Neste ano, a Secretaria da Saúde já realizou essa ação em outros bairros como Parque das Nações, Residencial Morini, Jardim Alvorada, São João e Cecap 1. E na semana que vem a previsão é fazer no bairro Vila América.

PREVENÇÃO

O trabalho de combate às arboviroses é uma união de forças entre Poder Público e população. Além da prevenção realizada durante o ano todo pela Prefeitura, é necessário também a conscientização e colaboração da própria comunidade em adotar medidas preventivas e manter os cuidados permanentemente em seus domicílios.

A Vigilância Ambiental da Secretaria da Saúde orienta a população a deixar os quintais sempre limpos; verificar recipientes como garrafas, pratos de vasos de plantas e sacolas plásticas que podem acumular água; limpar calhas; tampar caixas d'agua e utilizar produtos como detergente e sabão em pó diluídos em água nos ralos internos e externos, para evitar a proliferação do vetor.

É igualmente importante lavar os bebedouros dos animais frequentemente com água, bucha e sabão. 

Famerp abre inscrições para Residência Multiprofissional e Uniprofissional 2026

Funfarme lança maior projeto de telessaúde do interior paulista

Jovem é preso após disparo acidental atingir namorada em Rio Preto

Polícia Civil e GAECO investigam suspeita de bebidas adulteradas com metanol em Araçatuba

Pesquisadores da Famerp estão entre os mais influentes do mundo

Homem agredido em posto de combustíveis tem morte cerebral em Votuporanga

Mulher morre em engavetamento na BR-153 em Rio Preto

Teatro Municipal recebe a segunda edição do Empreende 2.0 em Rio Preto

Autoridades participam da entrega de apartamentos para famílias em São José do Rio Preto

Hospital Unimed São Domingos inaugura nova Maternidade nesta semana

Dentista denuncia perseguição e ameaças com fotos íntimas em Rio Preto

Corpos de homens que saíram de Rio Preto para cobrar dívida no PR são encontrados

Compartilhe

© Copyright 2025 SBT Interior - Todos os direitos reservados