A partir de hoje (1), a pesca amadora e prossional está liberada nos rios da região do estado de SP. É que terminou nesta sexta-feira,( 28), a piracema, período de reprodução dos peixes.
A piracema começou no dia 11 de Novembro e se estendeu até sexta-feira. Segundo dados preliminares, o 4º Batalhão de Policiamento Ambiental, da região de São José do Rio Preto (SP) aplicou R$ 525,2 mil em multas na região.
Mesmo com o fim da piracema, o esforço policial segue até o fim do Carnaval para evitar excessos. De acordo com os dados parciais, foram apreendidas 2,6 toneladas de pescados em 2025, número um pouco maior que o registrado no ano anterior, que foi de 2,4 toneladas.
Neste ano, ainda foram fiscalizados 6 mil pescadores amadores, 672 prossionais. Foram apreendidas 25 tarrafas, 18 embarcações e 86 redes de pesca.
REGRAS
Com o término da Piracema, os pescadores devem estar atentos às regras de pesca vigentes no estado de São Paulo. A pesca está liberada, desde que sejam respeitadas as normas estabelecidas, incluindo a cota para captura e transporte ao pescador amador, que é de 10 quilos mais um exemplar, vedado ainda ao pescador amador a comercialização ou industrialização.
Ainda para o pescador amador, a proibição do uso de petrechos predatórios, como redes de arrasto e espinhéis, podendo se utilizar embarcações, usando somente equipamentos como linha de mão e anzol, caniço, vara com molinete ou carretilha.
Quanto aos pescadores artesanais prossionais, a pesca com uso de redes de emalhar (método de espera) e demais petrechos de pesca prossional poderá ser praticada, utilizando, inclusive, embarcações em suas pescarias na captura de espécies nativas da bacia do Rio Paraná e não nativas (espécies de outras bacias, como o Tucunaré)
Famerp abre inscrições para Residência Multiprofissional e Uniprofissional 2026
Funfarme lança maior projeto de telessaúde do interior paulista
Jovem é preso após disparo acidental atingir namorada em Rio Preto
Polícia Civil e GAECO investigam suspeita de bebidas adulteradas com metanol em Araçatuba
Pesquisadores da Famerp estão entre os mais influentes do mundo
Homem agredido em posto de combustíveis tem morte cerebral em Votuporanga
Mulher morre em engavetamento na BR-153 em Rio Preto
Teatro Municipal recebe a segunda edição do Empreende 2.0 em Rio Preto
Autoridades participam da entrega de apartamentos para famílias em São José do Rio Preto
Hospital Unimed São Domingos inaugura nova Maternidade nesta semana
Dentista denuncia perseguição e ameaças com fotos íntimas em Rio Preto
Corpos de homens que saíram de Rio Preto para cobrar dívida no PR são encontrados
Compartilhe