01/03/2025 • 10:52:26

A partir de hoje (01) a pesca está liberada nos rios do estado de SP

Redação - São José do Rio Preto

 

A partir de hoje (1), a pesca amadora e prossional está liberada nos rios da região do estado de SP. É que terminou nesta sexta-feira,( 28), a piracema, período de reprodução dos peixes.

A piracema começou no dia 11 de Novembro e se estendeu até sexta-feira. Segundo dados preliminares, o 4º Batalhão de Policiamento Ambiental, da região de São José do Rio Preto (SP) aplicou R$ 525,2 mil em multas na região.

Mesmo com o fim da piracema, o esforço policial segue até o fim do Carnaval para evitar excessos. De acordo com os dados parciais, foram apreendidas 2,6 toneladas de pescados em 2025, número um pouco maior que o registrado no ano anterior, que foi de 2,4 toneladas.

Neste ano, ainda foram fiscalizados 6 mil pescadores amadores, 672 prossionais. Foram apreendidas 25 tarrafas, 18 embarcações e 86 redes de pesca.

REGRAS

Com o término da Piracema, os pescadores devem estar atentos às regras de pesca vigentes no estado de São Paulo. A pesca está liberada, desde que sejam respeitadas as normas estabelecidas, incluindo a cota para captura e transporte ao pescador amador, que é de 10 quilos mais um exemplar, vedado ainda ao pescador amador a comercialização ou industrialização.

Ainda para o pescador amador, a proibição do uso de petrechos predatórios, como redes de arrasto e espinhéis, podendo se utilizar embarcações, usando somente equipamentos como linha de mão e anzol, caniço, vara com molinete ou carretilha.

Quanto aos pescadores artesanais prossionais, a pesca com uso de redes de emalhar (método de espera) e demais petrechos de pesca prossional poderá ser praticada, utilizando, inclusive, embarcações em suas pescarias na captura de espécies nativas da bacia do Rio Paraná e não nativas (espécies de outras bacias, como o Tucunaré)

Prefeitura de Rio Preto demite médica Merabe Muniz da rede municipal de Saúde

Homem morre esfaqueado após briga por aluguel em Rio Preto

Moradora de Rio Preto cai no golpe do falso advogado e perde R$ 2,6 mil

Homem é preso por tráfico de drogas em Mira Estrela durante ação da Polícia Civil

Desemprego recua para 6,2% em maio, o menor para o período desde 2012

Homem é preso e menor apreendido com mais de 400 kg de maconha em Presidente Prudente

Polícia Civil apreende mais de 2 mil comprimidos de ecstasy em casa na zona sul de Rio Preto

De Rio Preto ao Rio: jovem realiza sonho de estudar Ciência de Dados

Polícia Civil apreende 55 kg de drogas e prende suspeito na zona norte de Rio Preto

Caixa dá até 90% de desconto em dívidas renegociadas por clientes

Família de turista brasileira vê negligência em resgate na Indonésia

Cachorro sobrevive a incêndio que destruiu casa em Fernandópolis; dois gatos morreram

Compartilhe

© Copyright 2025 SBT Interior - Todos os direitos reservados