Um adolescente de 13 anos foi apreendido nesta segunda-feira (19), no distrito de Engenheiro Schmitt, em São José do Rio Preto (SP), após esfaquear e matar outro menor, de 17 anos. O crime ocorreu por volta das 18h30, em frente ao portão da Escola Estadual Padre Clemente Segura.
De acordo com o boletim de ocorrência, uma equipe da Polícia Militar que fazia patrulhamento na região recebeu um chamado informando sobre uma briga entre adolescentes na frente da escola. Quando chegaram ao local, os policiais encontraram Pedro Thiago Evangelista da Silva, de 17 anos, caído na rua. O resgate foi acionado e constatou a morte do jovem.
Pouco depois, uma testemunha se aproximou dos policiais e contou que sabia quem havia cometido o crime e onde o autor morava. A PM foi até a residência informada e conversou com a mãe do adolescente, que disse desconhecer o ocorrido, mas autorizou a entrada dos policiais. O garoto foi encontrado dentro da casa e confessou ter esfaqueado Pedro.
"TOMOU AS DORES"
Ainda segundo o depoimento do menor, o crime foi motivado por ciúmes envolvendo uma namorada. Apesar disso, o desentendimento direto não era com Pedro, mas com um amigo dele, que teria “mexido” com a garota. A troca de provocações e ofensas entre os adolescentes foi crescendo, inclusive por mensagens de celular. Pedro teria “tomado as dores” do amigo e começado a confrontar o garoto de 13 anos.
Na tarde de ontem, os dois se encontraram em frente à escola e começaram uma briga. Durante a confusão, Pedro teria atacado o garoto com uma faca, mas a arma caiu no chão. O menor então pegou a faca e desferiu um único golpe, atingindo o peito de Pedro, que morreu ainda no local.
O adolescente foi levado à delegacia, onde o caso foi registrado como ato infracional análogo a homicídio. Em seguida, ele foi encaminhado para a Fundação Casa, onde segue à disposição da Justiça.
O sepultamento de Pedro Thiago está marcado para esta terça-feira (20), às 17h, no Cemitério São João Batista, em São José do Rio Preto.
PESAR
A secretaria estadual da Educação se manifestou por meio de nota:
"Secretaria da Educação do Estado de São Paulo manifesta seu profundo pesar pelo falecimento do estudante. A equipe regional do Programa de Melhoria da Convivência e Proteção Escolar (Conviva) está acompanhando de perto o caso e um profissional do programa Psicólogos nas Escolas presta todo apoio necessário aos colegas de classe e aos professores. A Secretaria colabora com as investigações conduzidas pelas autoridades locais."
Penas mais duras para crimes em escolas entram em vigor
Festas juninas arrecadam quase R$ 150 mil para entidades assistenciais de Araçatuba
Dois morrem após queda de avião em Rio Preto
Prefeitura de Rio Preto demite médica Merabe Muniz da rede municipal de Saúde
Homem morre esfaqueado após briga por aluguel em Rio Preto
Moradora de Rio Preto cai no golpe do falso advogado e perde R$ 2,6 mil
Homem é preso por tráfico de drogas em Mira Estrela durante ação da Polícia Civil
Desemprego recua para 6,2% em maio, o menor para o período desde 2012
Homem é preso e menor apreendido com mais de 400 kg de maconha em Presidente Prudente
Polícia Civil apreende mais de 2 mil comprimidos de ecstasy em casa na zona sul de Rio Preto
De Rio Preto ao Rio: jovem realiza sonho de estudar Ciência de Dados
Polícia Civil apreende 55 kg de drogas e prende suspeito na zona norte de Rio Preto
Compartilhe