06/12/2023 • 09:23:05

Alesp encerra discussão de projeto da privatização da Sabesp; texto deve ser votado hoje

ESTADÃO CONTEÚDO



A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) encerrou na madrugada desta quarta-feira, 6, em sessão plenária extraordinária, a discussão envolvendo o projeto de lei (PL) de privatização da Sabesp.

Nesta quarta, às 00h10, os deputados estaduais concluíram as seis horas mínimas necessárias para a votação de um projeto em regime de urgência.

A votação da matéria, de fato, fica para a tarde desta quarta-feira, às 17h30, e deputados da base, assim como o governo, já contam com a aprovação do projeto.

As apostas estão em um placar que pode variar entre 50 a 60 votos favoráveis. Para ser aprovado, o projeto de lei precisa da maioria simples de 48 deputados.

Um termômetro desse placar foi feito no fim da noite de terça-feira quando 58 deputados votaram a favor do encerramento da discussão que ocorria no projeto, assim que ele cumpriu os requisitos mínimos para ser votado.

OPOSIÇÃO

Na terça-feira, deputados da oposição já indicaram qual vai ser seu próximo passo após a aprovação do projeto. "A gente vai brigar em cada Câmara [municipal] e no Judiciário para barrar a privatização", disse o deputado Donato (PT), durante sessão plenária.

A oposição também pontuou, em diversos momentos, que o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), não colocou o projeto de privatização em seu plano de governo.

A declaração tem como objetivo rebater a narrativa da base que a população, ao eleger Tarcísio, apoiava a privatização, uma de suas promessas de campanha.

CONFUSÃO

Próximo das 23 horas, houve um empurra-empurra entre base e oposição na sessão. A confusão envolveu, entre outros, os deputados estaduais Emídio de Souza (PT), Donato (PT), Lucas Bove (PL) e Gil Diniz ((PL).

A discussão começou após Emídio criticar falas do deputado Guto Zacarias (União Brasil), afirmando que o deputado fazia parte do "maior lixo que a política brasileira criou", em referência ao MBL.

Houve uma troca de acusações, e Donato tentou se aproximar de Guto quando ele começou a criticar o PT.

Antes de alcançar Guto, o deputado petista foi empurrado por Gil Diniz e a confusão evoluiu envolvendo diversos parlamentares. Passados alguns minutos, o clima acalmou e a sessão foi retomada.

"Sua Vida Melhor Ainda' leva serviços e atrações ao Jardim Cambuci neste domingo em Prudente

Semana do MEI começa neste sábado em Prudente com atendimentos, oficinas e serviços de graça

Qualifica SP prorroga inscrições para mais de 1,1 mil vagas em cursos profissionalizantes gratuitos

Caixa anuncia maior patrocínio da história para esportes paralímpicos

Anvisa proíbe venda de duas marcas de azeite

Moraes mantém prisão de Braga Netto

Saiba o que muda com a nova política de ensino a distância do Brasil

Governo congela R$ 31,3 bi do Orçamento de 2025

Polícia de Araçatuba prende 10 suspeitos de aplicar golpes milionários em idosos

Vencedores do Concurso de Desenho da GS Inima SAMAR já foram escolhidos

São José do Rio Preto vira Arquidiocese e ganha mais destaque no cenário religioso

Companhia Hecatombe e Clowns de Shakespeare apresentam novo espetáculo de graça, em Araçatuba

Compartilhe

© Copyright 2025 SBT Interior - Todos os direitos reservados