01/11/2023 • 14:45:22

Alta de 5,6% nas indústrias extrativas puxa avanço na produção industrial ante agosto, diz IBGE

ESTADÃO CONTEÚDO

A expansão de 5,6% registrada nas indústrias extrativas foi determinante para manter em território positivo o desempenho da produção industrial em setembro ante agosto. Na média global, a indústria cresceu 0,1%, com avanços em apenas 5 dos 25 ramos pesquisados, segundo os dados da Pesquisa Industrial Mensal, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Em setembro, embora a contribuição das extrativas tenha sido positivamente decisiva, o segmento vinha de uma perda acumulada de 5,6% nos dois meses anteriores, ponderou o IBGE.

As demais principais influências positivas sobre o total da indústria em setembro ante agosto partiram de produtos químicos (1,5%) e de coque, produtos derivados do petróleo e biocombustíveis (0,5%).

"Fica claro esse comportamento de um avanço do setor industrial concentrado em poucas atividades", resumiu André Macedo, gerente da pesquisa do IBGE.

Na direção oposta, entre as 20 atividades com recuo na produção, os destaques negativos foram os produtos farmoquímicos e farmacêuticos (-16,7%), máquinas e equipamentos (-7,6%) e veículos automotores, reboques e carrocerias (-4,1%).

Homem morre atropelado ao tentar ajudar com pane em caminhão em Araçatuba

Incêndio em residência deixa seis pessoas feridas em Rio Preto

Homem atropelado em Fernandópolis morre após 11 dias internado em Rio Preto

Polícia Civil prende homem por tráfico interestadual em Buritama

Fábrica clandestina de cosméticos é fechada em Araçatuba; homem é preso

Novo Código Disciplinar da Fifa endurece punições em casos de racismo

Mais de 2.500 estudantes do Ensino Médio já foram contratados como estagiários do BEEM

Jair Bolsonaro será ouvido pela PF em inquérito que investiga ações do filho nos EUA

Polícia prende namorado de jovem esfaqueada em Rio Preto

Homem suspeito de aplicar golpe milionário é preso no Rio Grande do Sul

Descontos indevidos do INSS serão ressarcidos até 31 de dezembro

País recebe status internacional como livre de febre aftosa sem vacina

Compartilhe

© Copyright 2025 SBT Interior - Todos os direitos reservados