A mineira Ana Carolina Moura, de 29 anos, sagrou-se campeã paralímpica de taekwondo na sexta-feira (30) ao superar a francesa Djelika Diallo na final da categoria até 65 kg, no Grand Palais, em Paris. Mesmo enfrentando um ginásio lotado torcendo pela adversária, a brasileira se impôs e venceu por 13 a 7, conquistando o segundo ouro do Brasil na história do taekwondo paralímpico.
O taekwondo foi incluído no programa dos Jogos Paralímpicos apenas em Tóquio 2020, onde o paulista Nathan Torquato garantiu o primeiro lugar na categoria até 61 kg. Ana Carolina Moura agora se junta a ele como pioneira da modalidade no Brasil.
Durante sua campanha até o ouro, Ana Carolina venceu a grega Christina Gkentzou por 11 a 7 nas quartas de final, e a camaronesa Marie Antoinette Dassi por 21 a 1 na semifinal, garantindo sua vaga na decisão.
Essa foi a estreia de Ana Carolina em Jogos Paralímpicos. Ela chegou a Paris 2024 com grande expectativa, após conquistar o ouro nos Jogos Parapan-Americanos de Santiago 2023 e no Mundial do México no mesmo ano.
“A minha medalha de ouro valeu a pena demais. Estou muito satisfeita porque é um trabalho em equipe. Todo mundo junto e um resultado de todos,” celebrou a atleta, destacando o sucesso do taekwondo brasileiro no dia.
Além do ouro de Ana Carolina, o Brasil também garantiu mais uma medalha no taekwondo paralímpico. A paraibana Silvana Fernandes, da categoria até 57 kg, conquistou o bronze ao derrotar a cazaque Kamilya Dosmalova por 28 a 3. Já o paulista Nathan Torquato, competindo na categoria até 63 kg, foi derrotado pelo turco Mahmut Bozteke por 10 a 6 nas semifinais. Nathan sofreu uma entorse no joelho esquerdo durante a luta, o que o impediu de disputar o bronze. Com informações da Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro.
MEIs têm novas regras para emissão de notas fiscais
Criança de três anos morre após ser esquecida dentro de um carro na tarde desta quarta-feira (2) em Rio Preto
Homem é atacado com facão em Adamantina e corre risco de perder as pernas
Santa Casa de Buritama vai investigar morte de menina de seis anos ocorrida no último domingo
Dinheiro esquecido: saiba como consultar e resgatar valores a receber
Simpósio irá abordar desafios da deficiência visual e reabilitação
Nova programação do TH+ SBT é destaque no SBT Conecta 2025 em Rio Preto
Polícia Civil de José Bonifácio recupera gata de raça furtada
Sebrae abre inscrições para a 4ª edição do programa Selo Bem Receber
Campanha do Agasalho 2025 será lançada no dia 2 de abril
Prefeitura de Araçatuba amplia serviços das UBSs 24h para vacinação contra influenza nos fins de semana
Campanha "Araçatuba Limpa" recolhe mais de 50 caminhões de materiais inservíveis em quatro dias
Compartilhe