A mineira Ana Carolina Moura, de 29 anos, sagrou-se campeã paralímpica de taekwondo na sexta-feira (30) ao superar a francesa Djelika Diallo na final da categoria até 65 kg, no Grand Palais, em Paris. Mesmo enfrentando um ginásio lotado torcendo pela adversária, a brasileira se impôs e venceu por 13 a 7, conquistando o segundo ouro do Brasil na história do taekwondo paralímpico.
O taekwondo foi incluído no programa dos Jogos Paralímpicos apenas em Tóquio 2020, onde o paulista Nathan Torquato garantiu o primeiro lugar na categoria até 61 kg. Ana Carolina Moura agora se junta a ele como pioneira da modalidade no Brasil.
Durante sua campanha até o ouro, Ana Carolina venceu a grega Christina Gkentzou por 11 a 7 nas quartas de final, e a camaronesa Marie Antoinette Dassi por 21 a 1 na semifinal, garantindo sua vaga na decisão.
Essa foi a estreia de Ana Carolina em Jogos Paralímpicos. Ela chegou a Paris 2024 com grande expectativa, após conquistar o ouro nos Jogos Parapan-Americanos de Santiago 2023 e no Mundial do México no mesmo ano.
“A minha medalha de ouro valeu a pena demais. Estou muito satisfeita porque é um trabalho em equipe. Todo mundo junto e um resultado de todos,” celebrou a atleta, destacando o sucesso do taekwondo brasileiro no dia.
Além do ouro de Ana Carolina, o Brasil também garantiu mais uma medalha no taekwondo paralímpico. A paraibana Silvana Fernandes, da categoria até 57 kg, conquistou o bronze ao derrotar a cazaque Kamilya Dosmalova por 28 a 3. Já o paulista Nathan Torquato, competindo na categoria até 63 kg, foi derrotado pelo turco Mahmut Bozteke por 10 a 6 nas semifinais. Nathan sofreu uma entorse no joelho esquerdo durante a luta, o que o impediu de disputar o bronze. Com informações da Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro.
Festival de Teatro Seguros Unimed chega a Araçatuba com peças para todas as idades
INSS: novas regras vão dar mais proteção a dados de segurados
Governo defende novas regras para cursos EAD e restringe formação 100% online em áreas da saúde e direito
Três PMs e um ex-policial são presos em operação da Corregedoria em Rio Preto
Dois homens morrem em troca de tiros com a Rota durante operação contra o tráfico em Rio Preto
Shopping de Araçatuba celebra Dia do Orgulho Nerd com encontro de cosplay
Catanduva Rodeio Show troca ingresso por doação de sangue em campanha solidária
Bebê de cinco dias sofre fratura no crânio ao cair de incubadora na Santa Casa de Araçatuba
PF faz operação contra organização criminosa que usava caminhões frigoríficos para tráfico de drogas
Justiça investiga suspeita de estupro dentro do HCM em Rio Preto; funcionário é encontrado morto após demissão
Polícia Civil apreende mais de 1,5 tonelada de maconha em caminhão-baú na região de Presidente Prudente
Homem é preso com 50 canetas de medicamento injetável em ônibus em Penápolis
Compartilhe