A Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa) deu parecer favorável na segunda-feira, 4, ao registro da vacina contra o trato respiratório inferior (DTRI), causada pelo vírus sincicial respiratório (VSR). Trata-se do principal vírus da bronquiolite. Batizada de Arexvy, o imunizante da empresa GlaxoSmith Kline será aplicado de forma intramuscular e em dose única nas pessoas com mais de 60 anos de idade.
A Anvisa explicou que a ação da vacina é por proteína recombinante. Ou seja, a indústria fabrica uma substância semelhante à presente na superfície do vírus e a utiliza para estimular a geração dos anticorpos responsáveis pela imunidade.
Por se tratar de uma condição debilitante, o registro do imunizante foi enquadrado como prioritário.
Além disso, segundo a Anvisa, a enfermidade apresenta grande impacto público, principalmente na faixa etária atingida pela imunização, que possui grande índice de infecção causado pelo VSR.
A bronquiolite é uma inflamação aguda dos bronquíolos pulmonares terminais; ou seja, das ramificações mais finas que servem para conduzir o ar para dentro dos pulmões.
O VSR é o principal responsável pelos casos de bronquiolite e de pneumonia em crianças e idosos.
Famerp abre inscrições para Residência Multiprofissional e Uniprofissional 2026
Funfarme lança maior projeto de telessaúde do interior paulista
Jovem é preso após disparo acidental atingir namorada em Rio Preto
Polícia Civil e GAECO investigam suspeita de bebidas adulteradas com metanol em Araçatuba
Pesquisadores da Famerp estão entre os mais influentes do mundo
Homem agredido em posto de combustíveis tem morte cerebral em Votuporanga
Mulher morre em engavetamento na BR-153 em Rio Preto
Teatro Municipal recebe a segunda edição do Empreende 2.0 em Rio Preto
Autoridades participam da entrega de apartamentos para famílias em São José do Rio Preto
Hospital Unimed São Domingos inaugura nova Maternidade nesta semana
Dentista denuncia perseguição e ameaças com fotos íntimas em Rio Preto
Corpos de homens que saíram de Rio Preto para cobrar dívida no PR são encontrados
Compartilhe