Várias cidades do Brasil ficaram sem energia elétrica na manhã desta quinta-feira (15). O que parece ter sido uma “pane nacional” deixou várias cidades do Estado de São Paulo e da capital paulista, incluindo a região metropolitana de São José do Rio Preto, sem luz e internet. Os serviços públicos ficaram prejudicados.
Na região metropolitana da cidade, Catanduva também foi afetada. Presidente Prudente, na região oeste de SP também teve bairros atingidos pela queda de energia elétrica.
Confira os Estados afetados: Acre, Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Goiás, Minas Gerais, Maranhão, Paraíba, Pará, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Santa Catarina, São Paulo e Tocantins.
Por meio de nota, o Operador Nacional de Sistema (ONS) informou que uma ocorrência na rede de operação do Sistema Interligado Nacional interrompeu 16 mil MW de carga e regiões do Brasil. Confira na íntegra:
"Uma ocorrência na rede de operação do Sistema Interligado Nacional interrompeu 16 mil MW de carga em estados do Norte e Nordeste do Brasil. Estados do Sudeste também foram afetados.
A interrupção ocorreu devido a abertura, às 8h31, da interligação Norte / Sudeste. As causas da ocorrência ainda estão sendo apuradas. A recomposição já foi iniciada em todas as regiões e até às 9h16, 6 mil MW já foram recompostos."
A Energisa, empresa responsável pelo fornecimento de energia elétrica em Catanduva e região, enviou uma nota ao sbtinterior.com sobre o reestabelecimento do sistema. Leia abaixo:
"A Energisa esclarece que houve um evento externo no Sistema Interligado Nacional, que afetou o suprimento de energia em várias localidades do país. Para garantir a segurança do sistema elétrico e por determinação do Operador Nacional do Sistema (ONS), foi interrompido o fornecimento de energia elétrica em territórios de sua concessão. O reestabelecimento do serviço está sendo feito à medida que a ONS libera. Na área de concessão da Energisa Sul-Sudeste, o restabelecimento ocorreu de forma gradativa. A interrupção foi registrada entre 8h30 e 8h52, e afetou 129 mil clientes de 28 municípios. Na região de Catanduva, foram afetados clientes das seguintes cidades: Adolfo, Borborema, Elisiário e Tabapuã."
A CPL Paulista, responsável pelo fornecimento de energia na região de São José do Rio Preto também se pronunciou sobre a interrupção do sistema:
"A CPFL informa que registrou, na manhã desta terça-feira, 15, desligamento no Sistema Interligado Nacional (SIN), que é coordenado pelo Operador Nacional do Sistema (ONS), ocasionando interrupção para parte dos clientes das quatro distribuidoras, CPFL Paulista, Piratininga, Santa Cruz e RGE. A CPFL esclarece que todos os clientes foram restabelecidos e aguarda mais informações do ONS referente à causa.”
Famerp abre inscrições para Residência Multiprofissional e Uniprofissional 2026
Funfarme lança maior projeto de telessaúde do interior paulista
Jovem é preso após disparo acidental atingir namorada em Rio Preto
Polícia Civil e GAECO investigam suspeita de bebidas adulteradas com metanol em Araçatuba
Pesquisadores da Famerp estão entre os mais influentes do mundo
Homem agredido em posto de combustíveis tem morte cerebral em Votuporanga
Mulher morre em engavetamento na BR-153 em Rio Preto
Teatro Municipal recebe a segunda edição do Empreende 2.0 em Rio Preto
Autoridades participam da entrega de apartamentos para famílias em São José do Rio Preto
Hospital Unimed São Domingos inaugura nova Maternidade nesta semana
Dentista denuncia perseguição e ameaças com fotos íntimas em Rio Preto
Corpos de homens que saíram de Rio Preto para cobrar dívida no PR são encontrados
Compartilhe