27/08/2024 • 11:48:07

Aplicativo SP Mulher Segura já registra mais de 330 boletins de ocorrência de violência doméstica

AGÊNCIA SP



O aplicativo SP Mulher Segura, lançado em março pelo Governo de São Paulo, está revolucionando o acesso de mulheres aos serviços de proteção do Estado. Em poucos meses, a plataforma já contabiliza mais de 330 registros de boletins de ocorrência de violência doméstica e familiar, além de 94 acionamentos do botão do pânico para situações de risco.

Disponível para sistemas iOS e Android, o aplicativo foi desenvolvido pela Secretaria da Segurança Pública com o objetivo de centralizar funcionalidades essenciais, como o registro de ocorrências e o acionamento imediato da Polícia Militar. “A vítima faz o cadastro usando o login gov.br. A ferramenta importa os dados e, caso a mulher esteja com medida protetiva de urgência autorizada por juiz, disponibiliza o botão de pânico para acionamento de socorro em caso de necessidade”, explica a delegada Adriana Liporoni, coordenadora das Delegacias da Mulher de São Paulo.

Além do registro de ocorrências, o SP Mulher Segura utiliza georreferenciamento para monitorar a localização da vítima e do agressor, caso ele use tornozeleira eletrônica. Se for detectada uma aproximação indevida, o Centro de Operações da Polícia Militar (Copom) é automaticamente acionado, enviando uma viatura para o local. “É um trabalho preventivo da Polícia Civil e da Polícia Militar”, destaca a delegada. O sistema também avisa a vítima e o agressor sobre a necessidade de afastamento imediato, garantindo a segurança da mulher não só em casa, mas também durante seus deslocamentos.

DOWNLOADS

Desde o lançamento, o aplicativo já foi baixado cerca de 2,6 mil vezes e se tornou uma ferramenta crucial no combate à violência contra a mulher. Segundo Valéria Bolsonaro, secretária da Mulher, o aplicativo é uma solução importante para superar um dos maiores desafios enfrentados pelas vítimas: a dificuldade de ir até uma delegacia para fazer a denúncia. “Na palma da mão, elas encontram serviços de proteção”, afirma.

O aplicativo SP Mulher Segura é parte de um conjunto de políticas públicas articuladas pela Secretaria de Políticas para a Mulher, que, pela primeira vez na história de São Paulo, atua de forma transversal com outras secretarias estaduais e entidades para garantir o desenvolvimento e o bem-estar de todas as mulheres no estado.

Além das funcionalidades de proteção imediata, o aplicativo permite que a mulher faça o boletim de ocorrência diretamente na plataforma, sem precisar se deslocar até uma delegacia física. A denúncia é encaminhada automaticamente para a Delegacia de Defesa da Mulher, que valida o boletim e orienta a vítima sobre os próximos passos.

Esse esforço faz parte do movimento "São Paulo Por Todas", uma iniciativa do Governo do Estado para ampliar a visibilidade das políticas públicas voltadas para mulheres, promovendo uma rede de proteção, acolhimento e autonomia profissional e financeira.

Qualifica SP prorroga inscrições para mais de 1,1 mil vagas em cursos profissionalizantes gratuitos

Caixa anuncia maior patrocínio da história para esportes paralímpicos

Anvisa proíbe venda de duas marcas de azeite

Moraes mantém prisão de Braga Netto

Saiba o que muda com a nova política de ensino a distância do Brasil

Governo congela R$ 31,3 bi do Orçamento de 2025

Polícia de Araçatuba prende 10 suspeitos de aplicar golpes milionários em idosos

Vencedores do Concurso de Desenho da GS Inima SAMAR já foram escolhidos

São José do Rio Preto vira Arquidiocese e ganha mais destaque no cenário religioso

Companhia Hecatombe e Clowns de Shakespeare apresentam novo espetáculo de graça, em Araçatuba

Festival de Teatro Seguros Unimed chega a Araçatuba com peças para todas as idades

INSS: novas regras vão dar mais proteção a dados de segurados

Compartilhe

© Copyright 2025 SBT Interior - Todos os direitos reservados