O gesto foi um sinal de boa vontade nas relações, na sequência do encontro entre o assessor especial de Lula, o ex-chanceler Celso Amorim, e Zelenski, na véspera em Kiev.
A Ucrânia estava sem embaixador acreditado em Brasília. O antecessor no cargo, Rostislav Tronenko, foi embaixador por cerca de dez anos. Atualmente, o país é representado pelo encarregado de negócios, Anatoli Tkach, uma representação de menor nível político.
Anatoli Tkach já estava na chefia da representação diplomática quando o conflito com a Rússia começou, com a invasão de tropas de Vladimir Putin em 24 de fevereiro de 2022.
O governo Zelenski já havia indicado como seu futuro embaixador Andrri Melnik. O governo brasileiro decidiu conceder o agrément (de acordo, no jargão diplomático) ao representante do presidente ucraniano há pouco mais de uma semana.
O anúncio da decisão, porém, foi feito agora, para coincidir com a conversa pessoal entre Zelenski e Celso Amorim. O próprio Melnik participou das conversas e recebeu Amorim. Ele agradeceu o apoio brasileiro em votos nas Nações Unidas contra a Rússia e também ajuda humanitária.
A Ucrânia e aliados ocidentais, como os Estados Unidos, cobraram a ida de Amorim a Kiev, depois de o principal conselheiro de Lula se encontrar em Moscou com Putin.
Operação Hawala mira organização que lavava dinheiro em cripto e movimentou R$ 1 bilhão
SP lidera em ranking de inovação no país
Protocolo Não se Cale completa 2 anos com mais de 100 mil inscritos e 60 mil profissionais capacitados em SP
SP abre inscrições para Curso Básico de Libras com aulas ao vivo
Veja as 50 cidades campeãs de emprego em julho e no ano
Leilão do Túnel Santos-Guarujá terá dois grupos estrangeiros
China propõe nova ordem mundial ao lado da Rússia e da Índia
Veja como PGR liga Bolsonaro aos atos antidemocráticos de 8 de janeiro
STF inicia julgamento de Bolsonaro e mais sete aliados
Retirada dos kits da 7ª Unimed Run será neste fim de semana em Araçatuba
Mãe procura a polícia após morte de bebê de 9 meses por possível negligência médica
Servidor municipal é assassinado em Santa Fé do Sul
Compartilhe